WWW SQL Designer - Modelagem de dados on-line

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Outro dia falamos aqui no blog sobre o brModelo (um aplicativo gratuito e brasileiro destinado ao ensino de modelagem de banco de dados relacional) que creio ter sido de grande utilidade para quem trabalha com modelagem de dados e precisa de um aplicativo leve, funcional e portable para ter consigo no dia-a-dia.

Apesar de usar e gostar do brModelo, sempre estou em busca de opções que possam ser úteis para uma determinada situação, e não é que achei uma opção mais simples que o brModelo... trata-se de um serviço on-line para modelagem de dados, totalmente gratuito e open source.

Estou falando do WWW SQL Designer, um sistema que roda diretamente no browser e serve para modelar bancos de dados MySQL. Entre as principais funcionalidades do sistema podemos destacar:

  • Desenhar diagramas E-R;
  • Editar tabelas e campos;
  • Gerenciamento de chaves (primárias, estrangeiras, únicas);
  • Criar relacionamentos entre tabelas (chaves estrengeiras);
  • Salvar e carregar diagramas já criados;
  • Importação de dados;

Para usar o sistema, basta baixar o pacote no site do desenvolvedor e descompactar em um servidor (web ou local) ou então usar diretamente através da demonstração on-line fornecida pelo desenvolvedor, seguem os links:

Gostaria de aproveitar e pedir sua opinião sobre o serviço: você acha que vale a pena ou prefere aplicativos instaláveis para esta finalidade? Qual foi sua primeira impressão sobre o sistema?

Conteúdo relacionado
  • Nenhum post relacionado!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 4 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

Deixe seu comentário