Primeiramente gostaria de deixar o comentário que me "inspirou" a escrever este artigo:
Porque será que mesmo tendo vendo todas as aulas, eu ainda não consegui enfiar na cabeça um "por que" usar OO. Eu sei que todos falam que OO é melhor, mas como eu já disse em outro post, eu faço qualquer coisa no php usando programação extruturada(sem OO), ai vi todas as aulas e entendi direitinho. Mas eu ainda não consegui enfiar na cabeça um "porque" usar OO. Eu ainda estou pensando que se for fazer isso tudo ai sem OO é mais fácil. Deus do céu, eu tenho que enfiar esse OO dentro do meu cérebro, mas ele parece não querer entrar. Parece que minha cabeça esta recusando o OO.
Este comentário foi deixado pelo leitor fcbinfo na aula 15 do curso de PHP Orientado a Objetos, e lendo este relato eu percebi que talvez não tenha conseguido expor muito bem as vantagens e possíveis desvantagens de programar com OO.
Isso aconteceu comigo também, quando eu comecei a estudar OO eu pensei "como isso vai me ajudar em algo, se é tudo bem mais complicado do que a programação normal". Foi então que comecei ir atrás de mais conhecimento e também de teorias sobre o assunto, e não demorou muito para eu me empolgar e fazer meu primeiro sistema em OOP.
Foi um sistema simples de login, que eu tinha visto em uma série de aulas em um site, onde o autor levou mais de 2 horas de aula para fazer a codificação. Montei a lógica do sistema em 10 minutos (o mesmo tempo que o autor do curso original) e depois em mais 45 minutos eu tinha o sistema pronto, com as mesmas funcionalidades que o original e em menos da metade do tempo.
Foi neste instante que "caiu a ficha", pois não tinha sido nada complicado, muito pelo contrário, pela primeira vez na minha vida eu tinha achado programação fácil.
Acho que pelo exemplo acima citado já temos uma noção sobre a agilidade que a OO nos oferece, mas vamos fazer uma lista um pouco mais completa, para que todos tenham mais argumentos para analisar:
Isso é o principal, mas se for parar para pensar com calma ainda tem como achar algumas outras vantagens. Mas como diz o ditado, "nem tudo na vida são flores" e programar com OO é um pouco mais complexo para iniciantes, pois a curva de aprendizado é um pouco maior do que uma simples programação procedural.
O fato é que uma vez que você desenvolve seu primeiro sistema em OOP você passa a ter uma grande aversão ao sistema procedural, e dificilmente você sentirá saudades!
Compartilhe esse post:Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.
Atualmente temos 10 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.
Com orientação a objetos o nível é outro, muito bom também!
ResponderSou estudante de engenharia de computação frequentando o II ano , mas até agora não tenho a noção de como um dia devo usar a programação ou seja que finalidade tem a poo ou pop!.......
ResponderÓtimo post!
E este final já diz tudo:
"O fato é que uma vez que você desenvolve seu primeiro sistema em OOP você passa a ter uma grande aversão ao sistema procedural, e dificilmente você sentirá saudades!"
Ainda estou me aprofundando a programação OO, mas já realizei um projeto com a base que já tenho e, realmente, não sinto saudades de programar de forma procedural.
[]'s
ResponderRicardo gostaria de reportar uma o item das vantagens de segurança, ele esta com o sentido fora. da uma olhada.
ResponderNão entendi o que você quis dizer, seja mais específico.
ResponderNa minha opinião o artigo me ajudou bastante a entender a OOP mais ainda, pois quando fiz meu primeiro curso de programação o prof° não explicou muito bem os conceitos de OOP e suas vantagens só deu umas enroladinhas e foi direto para a pratica e assim não consegui entender a vantagem da coisa e nem a desvantagem kkk, com o tempo fazendo pesquisas e assistindo video-aulas que fui entender o sentido da coisa. E OOP deve ser muito bem planejada, pensada para que o sistema tenha complexidade e agilidade nas tarefas em execução. Parabens pelo artigo, com certeza vai ajudar bastante gente com os exemplos mostrados acima, sinceramente eu achei bem claro as explicações vlw.
ResponderSim Ricardo, preciso concordar com você, mas te confesso minha ficha ainda não caiu também, seu exenplo do painel foi bem claro, mas muitas coisas feitas ali tem gente que não entende sem ver o exemplo prático, não é simplesmente mandar olhar a documentação do PHP. Se você cobra por um serviço 'Premium', a prestação do serviço deverá ser igual, na minha opinião você as vezes é muito seco nas suas respostas, você tem que entender uma coisa, tem pessoa que não conseguem entender na primeira tacada, se você se propôs a prestar esses tipo de serviço você deve estar preparado para todo tipo de pergunta seja ela obvia ou não pra você.
ResponderSinceramente não entedi: fiz esse artigo justamente para poder mostrar vantagens de se usar OOP, tentar esclarecer alguns pontos que por ventura não tenham ficado bem explicados.
ResponderBoa analise
Responder© 2008-2022 - RBTech.info | Todos os direitos reservados | Hospedado por Innova Host
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo deste site.
Estou na mesma situação que você no princípio. Ainda não vejo vantagem. Programa na estruturada.
A única vantagem que você é maior complexidade para burlar o sistema, caso alguém deseje.
Você teria um sistema simples que possa compartilhar aqui para termos ideia?
Obrigado e parabéns pelo artigo.