Twitter Bootstrap, Zurb Foundation ou Skeleton?

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Os frameworks vieram ao mundo para facilitar a vida de todos nós desenvolvedores, mas junto com eles surgiu um dilema muito grande entre todos: qual framework escolher?

Podem ter certeza que eu já me fiz essa pergunta muitas vezes, e confesso que não é fácil tomar uma decisão. Porém antes de sair por aí dizendo que A é melhor que B ou que C é o melhor de todos, vale a pena "perder" algumas horas buscando informações sobre os concorrentes, assim a decisão com certeza será mais acertada.

Aqui no site já falei e publiquei muita coisa sobre o Foundation, mas além dele eu fiquei indeciso entre outras duas opções: o Twitter Bootstrap e o Skeleton. E confesso que fazer a escolha de um dos 3 é muito complicado, então vou citar o que eu acho sobre cada um deles:

Twitter Bootstrap

Tem a maior base de usuários entre todos, por isso tem mais dicas e informações sobre ele na web. Permite a criação de layouts fixos e fluidos porém não permite a centralização ou ordenação de colunas. Suporta navegadores desde o IE7 até os mais recentes como Chrome, Firefox e Opera.

Não oferece componentes para listas horizontais, painéis de aviso, tabelas de preço, tour virtual e vídeos fluídos (grande mancada essa dos vídeos).

Zurb Foundation

Apesar de ter uma base de usuários menor, oferece um sistema de grid muito mais completo e flexível e os elementos de interface (UI) tem uma formatação melhor e mais completa que o Bootstrap. Ponto negativo para o suporte a browsers, pois IE 7 e 8 nem pensar... apesar de ter um grid funcional para IE8 disponível no Github.

Em comparação ao anterior não oferece uma opção para autocompletar campos de formulário e deixa muito a desejar no suporte a navegadores antigos.

Skeleton

Não espere milagres deste framework, porém se o objetivo é ser simples, leve e ter apenas a base principal para o desenvolvimento, vale a pena conferir. Tem um sistema mais simples e não oferece recursos como slides, galerias, mensagens de alerta entre outros.

O seu ponto forte está no suporte aos navegadores que é muito bom e também na leveza e rapidez de carregamento. Não subestime este pequeno frame, pois ele pode lhe deixar de queixo caído.

Conclusão

A essa altura você deve estar se perguntado: de onde o Ricardo tirou essas informações? Não só essas, mas muitas outras informações importantes estão disponíveis em um comparativo completo e atualizado entre estes frameworks, e eu recomendo que você leia todo ele pois vale a pena.

Tabela comparativa entre frameworks:
Bootstrap X Foundation X Skeleton

Aproveite para deixar sua opinião sobre o assunto nos comentários. Ah, não esqueça que existem muitos outros frameworks CSS disponíveis no mercado, eu apenas falei aqui dos 3 que já utilizei em projetos.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 14 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Ricardo, belezêra?
    Utilizo o Foundation como Framework, e hoje um cliente acabou de ligar falando que no IE8 está todo desconfigurado o site. Eu não tinha idéia que ele era incompatível com o IE8. Vi que você falou que existe a possibilidade da correção deste problema, qual é? Aonde acho tal informação?

    Abração!

    Responder
  • eric comentou em

    Eu estou começando a desenvolver para web agora, estou aprendendo do zero. Qual destes frameworks eu começo a usar?

    Responder
  • carlos comentou em

    tenho um desafio maior, escolher um desses frameworks para trabalhar com sharepoint.... Me parece que nesse caso talvez o bootstrap seja melhor. Alguma sugestão?

    Responder
  • Ceres Campos comentou em

    Bom, sou marinheira de primeira viagem, ainda vou começar a aprender algum deles...estava me acostumando com o Foundations, mas com essa nova versão..mudando tudo, sei lá.
    Até ia perguntar se não seria melhor já aprender a versão 4 do Foundation, mas não tem quase aulas.rsrsrs.
    Apesar do Ricardo ter comentado as mudanças, não entendi muito bem.
    Bom, acho que vou tentar um meio simples, pq meus sites são na área de estética , são simples...por enquanto.
    Abs

    Responder
  • Muito bom Ricardo!

    Você citou que o Foundation possui um pequeno problema de grid com o IE 8 mas que possui uma solução, vale ressaltar que o Bootstrap também possui listas horizontais, painéis de aviso, tabelas de preço, tour virtual e vídeos fluídos (e mais uma porrada de recursos), porém não-oficiais mas que podem ser facilmente incorporados ao projeto. Só achei que faltou o HTML5Boilerplate nesse post, ouvi dizer que é o framework mais usado atualmente.

    Muito bom o post, parabéns. :)

    Responder
  • Fabio comentou em

    Pensando melhor vou de bootstrap tb.

    Ricardo fica como sugestão a possibilidade de criar uma video aula sobre o bootstrap com grid.

    Estou com algumas duvidas com uso do grid bootstrap.

    Ajudará banstante.
    obrigado.

    Responder
  • iberno comentou em

    Olá pessoal!!
    Eu tive essa mesma dúvida quando aprendi a usar o foundation por influencia positiva do Ricardo, então pesquisei muito e vi que muita gente fala que usa o Bootstrap para SISTEMAS e FOUDATION ou outro para SITES. Bom o que mais me deixou facinado com essa idéia foi ver que o Bootstrap possui muitas variações e encontrei inumeros sites bem produzidos com a ferramenta e a minha tendencia agora é conhecer mais o Bootstrap, Fiquei um pouco desapontado por ver que o Foundation 4 mudou a nomenclatura das grids e é chado demais essas mudanças bruscas de versão, pois atrapalha na hora de Evolir um site ou um sistema onde utilizamos a ferramenta. Então na minha opião é mais importante pensar no futuro da framework, se ela tem tendencia a mudar, se isso gera disconforto, pois no fim o seu design da aplicação vai contar muito no resultado. Variações: Awesome, Workless, Jetstrap etc. Abraço.

    Responder
  • Fabio comentou em

    Putz agora que estou acostumando com foundation, vc me deixou na dúvida.
    Mas acho que ainda vou continuar com zurb.
    Espero IE7 saia do mercado

    Responder
  • Minha recomendação é o Groundwork, ele é compatível com IE7.
    Aceita colunas centralizdas, textos resposivos, tem UI Elements e também pode ser usado com SASS & Compass.

    OK.

    Responder
  • Valter comentou em

    Excelente post. Estou com dois projectos e até agora estou na duvida qual desses framework que eu vou utilizar, mas vou ver essa dica do Junior Eberhardt.

    Responder
  • Junior Eberhardt comentou em

    muito bom o post Ricardo, parabéns.

    Eu também estava com este mesmo dilema que você, até por um tempo usei o Foundation, por influência sua, mas recentemente conheci o JEET, e foi amor a primeira vista. kkkk. fica a dica quem quiser experimentar acessa ai: http://jeetframework.com/

    Responder

Deixe seu comentário