Tô a fim de saber #3 - Como conquistar mais clientes

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

A série "Tô a fim de saber" tem como objetivo gerar um conteúdo dinâmico e participativo sobre diversos assuntos tratados em nosso blog, e no vídeo de hoje falarei um pouco sobre como conquistar mais clientes trabalhando como freelancer na área de desenvolvimento. Porém as dicas podem ser adaptadas facilmente para outras áreas de atuação.

Confira no vídeo as perguntas que foram selecionadas e respondidas e também uma dica geral que eu considero a base de tudo.

Mais posts desta série

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 8 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Eduardo Augusto V dos Santos comentou em

    Gostei muito do vídeo , mais eu tenho uma dúvida..como eu faço a cobrança aos meus clientes? Seria Ideal usar um Gateway como o Pagseguro ?...gostaria de saber um pouco sobre isso

    Responder
  • Ricardo, mais uma vez uma ótima abordagem em um assunto que muitos tem dúvidas e minha dica que costumo dar a alguns amigos do ramo e tentar "exemplificar" e "ilustar" o máximo possível e coforme comentou EVITAR linguagem técnica.

    Responder
  • Vinicius Faria comentou em

    Ricardo, fale também sobre quem está começando agora. Como conquistar o primeiro cliente.

    Responder
  • Mathaeus comentou em

    Olá,comecei agora e gostaria de receber dicas de como começar,o que fazer, como montar um preço entre outras coisas essenciais.
    Muito Obrigado.

    Responder
  • Rafael Silva comentou em

    Boa noite! Trabalho na Área de TI em uma empresa multinacional porem minha vontade e hobby sempre foi trabalhar com desenvolvimento de sites, sou formado em Analise de Sistemas e já fiz vários sites para empresas.
    Porém a 2 pontos que impacam e deixam cada vez mais longe esse sonho.
    O 1º seria os outros profissionais que se prostituem e cobram um valor muito menor do que realmente teria que ser, mesmo você mostrando que o seu projeto sera melhor sempre ou quase sempre o cliente opta por um valor menor.
    O 2º seria em relação a o Dono da Empresa achar que um site bem montado é caro e sempre dizer que tem varios sites como exemplo o WIX que é gratuito.

    Mesmo tendo o conhecimento tenho dificuldades em fechar contratos em minha região.

    Qual a sua ideia e sugestão para ter um giro maior de projetos para conseguir sobreviver só disso.

    Eu gostaria muito de trabalhar nessa área mais vejo que por enquanto esta muito difícil.

    Responder
  • felipemantoan comentou em

    Ricardo, como "Freelancer", como abordar uma empresa, e oferecermos o produto e/ou também manutenção desse do mesmo. Seria telefonando ou e-mail, na maior cara de pau. Bom desenvolver um software é "fácil", porém saber vender e mostrar pro cliente as possibilidades do software são outros 500.

    Responder
  • Rafael comentou em

    Tenho muita dificuldade em me comunicar com o cliente sobre os projetos que ele solicita, principalmente em reuniões, como melhoro isso?

    Responder
  • Junior Eberhardt comentou em

    olá Ricardo, então eu tenho conhecimento em html, css, js e php, mas desenvolvi apenas um trabalho profissionalmente (site), eu não ganho meu dinheiro como desenvolvedor, e gostaria de saber como posso iniciar nesse mundo pois é o que mais gosto de fazer desenvolver, criar, programar, enfim, quais são suas dicas? valeu.

    Responder

Deixe seu comentário