Tô a fim de saber #1 - Lógica de programação

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

A série "Tô a fim de saber" tem como objetivo responder perguntas enviadas pelos leitores sobre assuntos previamente definidos. Neste primeiro vídeo falamos sobre lógica de programação.

Inicialmente procurei definir segundo meu ponto de vista o que eu entendo por lógica de programação, e em seguida as perguntas selecionadas foram respondidas, confira:

Se você gostou deste formato de vídeo não deixe de compartilhar este post em uma rede social. Caso queira enviar alguma sugestão de assunto para a série, basta entrar em contato conosco.

Mais posts desta série

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 16 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • widjan comentou em

    Olá Ricardo parabéns pelo conteúdo do Curso de Lógica de Programação, não sou da área, porém resolvi cair de para quedas numa faculdade de EAD e não consegui aprender um terço do que você ensinou aqui.... Havia pensado até em desistir, mas com seu método mudei totalmente minha opinião pois já consegui consegui ter o entendimento básico da lógica e vou continuar com outros cursos..... Gosto muito da parte de Hardware, mas quero aprender programação Web e Android. Obrigada

    Responder
  • Michel Lima comentou em

    Ricardo, você não pensa em iniciar uma série de lógica de programação de JavaScript para iniciantes?

    Responder
  • klaus comentou em

    Bom dia, boa tarde, boa noite, eu gostaria de saber qual a melhor linguagem de programação para iniciantes?

    Responder
    • Wanderson Pereira comentou em

      Eu sugiro o PHP. Ele é muito prático e tem ótimos cursos aqui no blog. Mas seria interessante você estudar um pouco de HTML e CSS antes, o básico mesmo, como criar um formulário por exemplo.

      Responder
    • Wanderson Pereira comentou em

      Eu fiz o curso da Softblue há uns 6 meses, é excelente! Eu já havia feito curso de lógica mas não havia aprendido metade do que aprendi lá.
      Ótima dica Evandro!
      Ah! O curso de Linguagem SQL também é gratuito.

      Responder
  • felipemantoan comentou em

    como estudar logica de programação??
    mesmo conhecendo varios parametros de uma linguagem como desenvolver tal forma de pensamento?
    vc faria video aulas sobre esse assunto ?? mostrar operadores da linguagem novamente mas focando em ensinar a logica??

    acho que estrou falando merda

    Responder
  • van comentou em

    Boa tarde

    Gostaria de saber qual seria a lógica para gerar boleto bancario e pagamento por cartão de crédito (quais seria os passos entre o seu sistema e o banco)

    At+
    Van

    Responder
  • Caio Souza comentou em

    Sou menor aprendiz numa empresa que desenvolve aplicativos web, só que não sei programar em nada. Qual os primeiros passos? Lógica de programação é um deles? Se for, você indica algum site ou livro bom para quem é bastante leigo no assunto de programação?

    Responder
  • Junior comentou em

    duvidas sobre quando empregar a logica e a sintaxe são bastante difíceis alguma já vi e utilizei no entanto a compreensão no total fica vago.

    Responder
  • Carlos Magno comentou em

    Tenho muitas dúvidas em relação a programação, quero muito aprender e passar a utilizar com maior confiança. Tenho assistido a várias vídeos aulas e mesmo assim, falta confiança, principalmente php e javascrip.

    Responder
    • Vinicius Faria comentou em

      Carlos Magno, eu tbm tive essa dificuldade, já comprei vários cursos em vídeo aulas de outros sites e minha cabeça chegava a dar nó. Comprei esse livro "Construindo Aplicações Web com PHP e Mysql" André Milani da editora Novatec. Depois de lê-lo as coisas ficaram muito mais claras pra mim. Coisas que achava difíceis, agora tudo ficou mais simples. É uma ótima leitura pra quem tá começando. Recomendo! Tbm sigo as orientações do Ricardo sobre assistir várias vídeos aulas pra "pegar" a lógica de uma forma diferente e implementar em seus códigos abrangendo a melhora da codificação.

      Responder
  • Douglas Oliveira comentou em

    Estou no início de meu aprendizado em linguagem de programação através do JavaScript e tenho uma dúvida quanto a metodologia que posso utilizar ao criar meus scripts:

    // Devo planejar previamente qual a finalidade de meu código e dividir as etapas num passo-a-passo?

    // O que é melhor no início? Entender a lógica primeiro ou a sintaxe e as funcionalidades de cada linguagem específica para após isso, trabalhar minha lógica com as possibilidades da linguagem?

    Valeu galera, obrigado pelo esclarecimento!

    Responder
  • ProtesT comentou em

    1- Bem eu já estudei html, css tals to entrando na parte de php, você citou em uma aula que estuda programação desde de 2005, eu comecei em 2010 programar, e sei um pouco de cada linguagem, exemplo você fala em php, asp,java, c/c++ entre outras eu vou saber alguns códigos e suas funções já, só que a pergunta é Isso é complicado? fica aprendendo um pouco de cada e não foca em uma única linguagem?

    2- Eu sempre me confundo na hora de criar menu em um site, exemplo se eu criar um menu pra index, eu preciso criar também pras outras página no entanto eu queria que um MENU puxa-se para todas as páginas sabe, pra não ficar criando código em cada página nova que eu criar, não sei se você consegue entender.

    3- A maioria das vezes eu faço alguns sistema e vejo vídeos na WEB do mesmo sistema só que é totalmente diferente da qual eu programei isso é normal? Cada programador te seu estilo de programar? ou tem que seguir um padrão?

    Responder
    • Will Lima comentou em

      Boa noite caro, no meu caso, quando eu quero utilizar o mesmo menu em várias páginas, eu crio um menu.php separado e do um "include" em cada página assim puxando todas as configurações no menu feito, anterando o arquivo menu.php, a alteração será feito em todas as páginas inseridas o menu, espero ter ajudado.

      Responder
    • Marciano comentou em

      1 - Seria melhor você focar em uma linguagem de programação que seja realmente útil pra você. Não precisa morrer estudando programação. Depois que você têm uma lógica de programação, basta conhecer a linguagem. Exemplo: Se você já domina PHP e já possui um dominio sobre lógica de programação, você terá facilidade em aprender ASP, JAVA, ou qualquer outra linguagem. Afinal, você diz que sabe um pouco de cada, mas não sabe nem sequer fazer um include do menu em PHP.

      2 - Você pode utilizar o include_once('menu.php'); para chamar o arquivo menu.php.

      3 - Cada programador têm sua lógica. Por isso você encontra sistemas com a mesma funcionalidade, mas com a lógica diferente.

      Responder

Deixe seu comentário