5 sites para testar snippets de código online

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Já faz algum tempo que falei sobre snippets aqui no blog, e hoje quero indicar algumas ferramentas online bem interessantes, nas quais você pode testar trechos de código e conferir o resultado instantaneamente.

Esse tipo de ferramenta é útil principalmente quando queremos fazer algum teste rápido sem criar toda interface ou codificação, ou simplesmente quando estamos longe do nosso computador de criação. Através dos sites indicados, você poderá testar CSS, HTML, JavaScript, PHP e muitas outras linguagens.

Cada site tem suas particularidades, portanto fica a critério de cada um testar e escolher as melhores opções para usar no dia a dia.

Liveweave

Com suporte a HTML5, CSS3 e JS, o grande diferencial desta serviço fica por conta das libraries disponíveis, como jQuery e Modernizr por exemplo, que podem ser incluídas na sua página com apenas um clique.

Dabblet

Com ele você testa CSS e HTML rapidamente e o resultado é apresentado no topo da tela. Um novo compilador para JS está sendo implementado ao serviço e em breve você terá uma nova opção no mesmo serviço.

Codepad

Após escolher a linguagem e digitar o código a ser testado, você terá uma tela com o resultado além de um link com seu código para compartilhar com seus amigos via chat por exemplo.

Ideone

Oferece suporte à diversas linguagens como PHP, JAVA, C# e muitas outras (ao todo são mais de 40 linguagens suportadas). Ao rodar um trecho de código ele apresenta uma mensagem de sucesso ou erro, bem como a saída gerada pelo código.

JSfiddle

Simples e objetivo, com ele você testa HTML, JS e CSS. Oferece 4 áreas, sendo 3 delas para você digitar seu código e uma para apresentar o resultado quando o botão RUN for pressionado.

Estas foram minhas dicas de hoje, espero que ajudem você quando precisar testar algum código longe de sua IDE. Caso tenha alguma sugestão para compartilhar conosco, deixe um comentário logo abaixo.

Se você gostou deste post, ajude a divulgá-lo em uma rede social, obrigado!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 4 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Matheus Felipe comentou em

    Fazia um bom tempo que estava a procura de soluções alternativas, mais só tinha encontrado um app para o chrome valeu mesmo Ricardo...
    E Parabéns, eu acompanho o seu blog desde o inicio e aprendi muita coisa nele, obrigado!

    Responder
  • Cornélio José Wiedemann comentou em

    meu amigao tava a procura disso finalmente achei e aonde?
    no seu blog
    parabéns meu amigo

    Responder

Deixe seu comentário