SEO - Posicionando blog/site com o Google - Parte 01

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Como tudo começou no Google

Quem é que ainda não conhece o Google? Penso que hoje em dia quase todos no mundo conhecem a marca Google! Mas quando se pergunta qual a sua história, como nasceu ou quais os seus fundadores penso que o conhecimento sobre estes dados já não é o mesmo.

Poderá ver um infográfico Interativo onde vamos poder ver toda a história do Google, desde o seu nascimento até aos dias de hoje. Quem foram os fundadores desta marca mundial e a evolução do negócio ao longo dos anos são também dados que não faltaram neste infográfico. Os seus fundadores foram Larry Page e Sergey Brin que se conheceram na Universidade, decorria o ano de 1995…

Como Funciona o Motor de Busca do Google

Fala-se muito em técnicas  de SEO para posicionamento de blogs/sites nos motores de busca, mas pouco se fala de como é que o Google trabalha para indexar as páginas e como é que as posiciona nos resultados. Quando percebermos primeiro este funcionamento então podemos avançar para a aplicação de técnicas e estratégias de SEO.

Nada melhor para explicar isto tudo do que o próprio Matt Cutts da Google! Vou partilhar aqui um vídeo onde o próprio explica com algum detalhe e algumas diretrizes a seguir, para conseguir posicionar blogs/sites através de palavras-chave nos resultados do motor de busca do Google. O vídeo está legendado em PT-Br, portanto dá perfeitamente para ficar a perceber como funciona o motor de busca do Google.

Ferramentas grátis do Google para utilizar

Para quem está a iniciar-se Internet com novos Blogs, recomendo o uso das ferramentas grátis que o Google nos disponibiliza. Normalmente apenas se utiliza o Gmail, o Analytics, o Adwords e pouco mais! Vou recomendar algumas ferramentas do Google que só tem vantagens para os nossos projetos na Internet.

Se já tem uma conta Gmail, aceda às definições da sua conta.

Editar perfil: Se queremos que o Google indexe melhor os nossos projetos na Internet e valorize ainda mais para os resultados nos motores de busca a primeira coisa que temos de fazer nas definições da nossa conta é criar o nosso perfil no Google. Clique em editar perfil e preencha tudo o que for possível, coloque uma imagem sua ou do seu projeto, adicione links com palavras-chave, coloque os seus links das redes sociais, etc. Pense no seguinte, o seu perfil do Google já está dentro dos próprios servidores do Google e de certeza que o algoritmo do Google inspeciona os próprios servidores e dá mais valor a quem lá tenha links, para SEO esta é mais uma técnica utilizada e que normalmente ninguém utiliza, agora se é de grau elevado ou não isso já não se sabe, mas não é à “toa” que o Google oferece estas ferramentas!
Estatísticas de Pesquisa: utilize esta ferramenta para saber, por exemplo, em que altura do ano uma determinada palavra-chave é mais pesquisada, pode também analisar as pesquisas por país e por anos. Comece a utilizar esta ferramenta para criar estratégias de palavras-chave.

Analytics: ferramenta obrigatória! Utilize-a nos seus projetos na Internet para conhecer os seus visitantes.

Google Maps: coloque o seu projeto de Internet a aparecer no Google Maps, quando alguém fizer uma pesquisa no Google Maps o seu projeto vai aparecer na zona indicada. Aproveite esta ferramenta para divulgar e atrair mais visitantes.

Youtube: dispenso as apresentações. Uso obrigatório!

Álbuns web Picasa: edite e organize imagens. É muito útil para colocar imagens através de links para o seu Blog. Ou seja, cada imagem colocada nesta ferramenta gera um link que depois podemos colocar esse link no nosso blog para aparecer nos artigos. Deste modo evita-se ocupar espaço com imagens no nosso servidor.

Feed Burner: Uso obrigatório! Coloque um formulário no seu Blog de Feed Burner para os seus visitantes adicionarem e-mail e deste modo automaticamente recebem todas as novidades realizadas no seu Blog.

Google URL Shortener: encurtador de URL´s para colocar no Twitter, muito útil porque tem um painel de estatísticas.

Alertas: muito importante para recebermos na nossa caixa de e-mail informações sobre determinados assuntos que surgem na Internet. Se quisermos receber informações recentes de uma determinada palavra-chave esta ferramenta é muito útil, ou então coloque o nome do seu blog como alerta e sempre que alguém mencionar o nome do seu Blog você irá receber na sua caixa de correio essa informação! Ferramenta muito boa, para termos novas ideias para criar artigos.

Google Docs: utilize para apontamentos, crie os seus gráficos e apresentações e partilhe com quem quiser! Utilizo bastante esta ferramenta, que pode aceder a dados quando quiser porque está sempre na sua conta Online.

Ferramenta para Webmasters: OBRIGATÓRIO! Para saber o desempenho do seu projecto na Internet esta ferramenta dá-nos toda a informação. Tudo mesmo! Utilize-a.

Google Translate: além de traduzir tudo aquilo que quiser, vou deixar aqui uma dica muito importante para estratégia de SEO. Quando críamos um artigo original e queremos divulgar esse artigo pelos agregadores de conteúdos, não convém ter uma cópia exata do mesmo artigo em vários agregadores, não tem vantagem nenhuma. Agora, pegue no artigo original coloque no Google Translate e faça a tradução para o Francês, por exemplo, depois de o artigo estar todo em Francês coloque novamente para o Português e ajuste o texto e se possível coloque novas palavras e frases. Deste modo tem o mesmo artigo, mas já escrito de maneira diferente com conteúdos diferentes do original e já pode colocar nos agregadores de artigos! Repita o processo quantas vezes quiserem!

Adwords Keyword Tool: obrigatório para definir estratégias de palavras-chave.

Google Trends: esta ferramenta é para termos uma noção mais geral da popularidade de termos durante um determinado período.

Fórum do Google de ajuda a Webmasters: a maior comunidade de webmasters na língua portuguesa.

Diretrizes de Qualidade: na central de ajuda do Google. É mesmo muito importante ler estes conteúdos.

Conteúdo relacionado
  • Nenhum post relacionado!

Sobre o autor

Gildemberg Almeida

Sou estudante de TI, tenho 14 anos e moro em Fortaleza-CE. Estudo bastante a parte de WebDevelopment e também de WebDesign.

Comentários

Atualmente temos 3 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Iberno Hoffmann Vitório comentou em

    Bom Dia!

    O Artigo é muito bom, mas está com algum problema pois ele se repete após as Diretrizes de Qualidade.
    Estou pesquisando informações para poder dispor meu site no ar e assim obter bons resultados. Hoje meu interesse foi pra poder ajudar a uma das empresas que dou suporte para um Grupo Corporativo. Parabéns pela iniciativa e obrigado por compartilhar tanto conhecimento. O Site RBTECH é 100%

    Abraços

    Responder
  • Antonio José comentou em

    Muito bom seu artigo! Parabéns por juntar todas essa informações em um só artigo! Que venha mais artigos sobre o Goole e suas ferramentas!
    Aproveitando gostaria de saber como usar o Google URL Shortener no twitter!
    Obrigado!

    Responder

Deixe seu comentário