Selecionando posts com query_posts no WordPress

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

E ae galera, blz? Bom recentemente postei aqui no blog um código pronto para um sistema de banners em slide igual ao que estou usando na home aqui do site. Sugeri que fossem usados dados de um banco de dados ou posts do WordPress para alimentar o sistema de bannres, mas foi aí que surgiram dúvidas para alguns.

Bom, aqui vai a dica de como selecionar alguns posts no WordPress usando a função query_posts. Eu vou fazer um exemplo que foi o que eu usei aqui no site, se vocês quiserem aprender mais sobre a função, basta clicar aqui para ver todas as possibilidades que ela traz consigo.

Vamos lá entao, primeiramente você precisa retornar o número de posts que você vai querer mostrar nos banners, para isso usamos assim:

[sourcecode language="html"]
<div id="destaques"><!-- destaques -->
<a href="#" title=""><!-- --></a>
<ul>
<?php query_posts('showposts=5'); <!-- numero de posts a serem selecionados, no caso 5 -->
if (have_posts()): while (have_posts()) : the_post(); ?>
<li>
<a href="<?php the_Permalink()?>" title="<?php the_title();?>">
<?php if ( has_post_thumbnail() ) <!-- função para retornar a thumbnail do posts -->
the_post_thumbnail();
<div><!--  --></div>
<p><a href="<?php the_Permalink()?>" title="<?php the_title();?>"><?php the_title();?></a></p><!-- titulo do post -->
</li>
<?php endwhile; else:?>
<?php endif;?>
</ul>
</div><!-- /destaques -->
[/sourcecode]

Agora abaixo dos destaques se você quiser exibir um certo número de posts, mas sem repetir os que já foram selecionados anteriormente basta usar o query_posts novamente com um parametro a mais, veja:

[sourcecode language="html"]

<?php query_posts('showposts=10&offset=5'); ?> <!-- neste caso são selecionados 10 posts deixando de fora os 5 já selecionados anteriormente -->

[/sourcecode]

E usando o query_posts, você pode fazer pesquisas muito bem elaboradas, filtrando por data, categoria, autor e muito mais. Este foi somente um exemplo de uso indicado para usar no sistema de banners em slide postado aqui no site. Se você quiser aprender mais sobre o query_posts, não deixe de ler a documentação completa clicando aqui.

Espero ter ajudado e obrigado a todos que participam do blog com comentários, visitas e sugestões.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 5 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Marcio comentou em

    Bom dia ricardo, eu estou no portal da band, alias e um portal e tanto, e passando o mouse sobre as imagens, tem um efeito legal, o imagem fica um pouco clara, e quando tiramos o mouse ela volta ao normal, como se faz este efeito?

    Responder
    • Deve ser puro CSS, talvez uma div sobreposta na imagem e no efeito hover adiciona uma cor sobre ela. Ou até mesmo mudar o tom de cor da imagem com jQuery por exemplo.

      Responder
  • Paulo comentou em

    muito boas estas videos-aulas, mas eu estou com uma duvida se puder me ajudar agradeco desde ja, no site que estou motificando eu nao tenho a funcao ''the_post_thumbnail" mas tem uma categoria chamada capa_blog que puxa as imagens, mas quando coloquei os slides ''destaques'' ele puxa os posts, mas so puxa uma unica imagem para todos os posts, agradeco mais uma vez.

    Obs: meu site esta rodando local com wamp.

    obrigado.

    Responder
  • Ian Chaves comentou em

    Ow amigo ... porfavor faça uma video aula explicando o mode de aplicar esse esse loop na pagina do script porfavor cara te peço no meu esta dando erro e nun acho qual e !!!!

    Responder

Deixe seu comentário