Programador, você precisa usar snippets de código

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Todo desenvolvedor que se preze está sempre em busca de soluções e dicas para otimizar seu tempo de trabalho, seja através de técnicas corretas de desenvolvimento, uma boa IDE ou uma galeria de snippets de código bem organizada.

Mas afinal de contas, o que é um snippet? Snippet é um termo usado em programação para definir uma pequena região de código reutilizável.

Sabendo agora o que é um snippet, vamos conhecer algumas vantagens de utilizar uma galeria bem organizada com seus códigos mais usados e úteis.

Vantagens de usar galerias de snippets

  • Economia de tempo na digitação;
  • Redução do tempo de debug;
  • Localização rápida do que é preciso;
  • Evita perca de código fonte importante;
  • Agiliza o trabalho em equipe;

Que tipo de código deve ser guardado

Não se empolgue com a idéia dos snippets, você não deve armazenar milhares de linhas ou então classes inteiras. Snippet em tradução livre quer dizer fragmento, portanto armazene somente funções e trechos mais utilizados em seus projetos.

Outra dica importante é fazer comentários sobre as funções guardadas, uma vez que daqui algum tempo, muito provavelmente você não irá lembrar a utilidade daquele código.

Como gerenciar uma galeria

Grande parte das IDEs mais utilizadas da atualidade inclui o recurso de criação e gerenciamento de snippets nativamente em suas funcionalidades, é o caso de softwares como Adobe Dreamweaver, Komodo IDE, Zendstudio e o Aptana. Sobre este último inclusive temos uma aula publicada que explica o básico sobre criação de snippets, assista.

Mas, fora as IDEs, existem softwares exclusivos para essa finalidade, como é o caso do Codex (sobre o qual já falamos aqui no blog), o Snippely e o Texter, e vamos combinar que todos são muito úteis e fáceis de usar.

Então, se por acaso você não conhecia os famosos snippets, é hora de começar a usá-los e ganhar tempo em seus projetos. Quem tiver alguma dica sobre aplicativos ou até mesmo algum bom serviço on-line para esta finalidade, poste nos comentários.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 1 comentário para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

Deixe seu comentário