O processo de criação de sites - Feedback

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Sejam todos bem vindos(as) a mais um artigo da série "O processo de criação de sites". Nesta série vamos abordar as etapas necessárias para o desenvolvimento de um site com a finalidade de ajudar, principalmente os novos desenvolvedores, a obterem êxito em seus primeiros trabalhos.

É chegada a hora de finalizar nosso projeto com chave de ouro, descobrindo as tarefas que foram desempenhadas com êxito total e as que deixaram a desejar em algum aspecto. Ao final de cada projeto é preciso obter o depoimento tanto do cliente quando da equipe que participou do desenvolvimento do site.

Através desse depoimento é que vamos descobrir possíveis falhas que aconteceram no decorrer do projeto, para evitar os mesmos erros futuramente. Não subestime esta etapa, ela é crucial para quem deseja chegar próximo da perfeição (isso mesmo, próximo).

Feedback do cliente

Aqui é importante manter um certo padrão para que a análise dos dados seja igualitária para todos, por isso sugiro que faça uma lista com perguntas que devem ser feitas ao cliente durante a entrega do projeto por exemplo. Aproveite o dia do treinamento para ir fazendo as perguntas gradativamente, assim o cliente nem desconfia que está dando seu depoimento, o que torna as respostas mais verdadeiras.

Tente descobrir se o cliente ficou satisfeito com o site, se achou complicado ou fácil gerenciar o mesmo, se gostou do atendimento, se indicaria seus serivços, se houve algum requisito não atendido e assim por diante. Não vou sugerir um padrão, pois creio que a esta altura do campeonato você tem capacidade suficiente para formular seu questionário, ou não?

Feedback da equipe

Se o site foi desenvolvido em equipe, é fundamental saber a opinião de todos que participaram do projeto. A finalidade aqui é detectar possíveis falhas na execução de tarefas, atraso com prazo, desavenças entre a equipe por motivos pertinentes ao projeto, sugestões que não foram acatadas entre outros.

É importante saber se houve algum desentendimento entre a equipe e o cliente, pois um desenvolvedor que não está preparado para atendimento ao público pode afugentar os clientes (atuais e futuros). Nem preciso dizer que é fundamental ter um questionário padrão para sua equipe também...

Análise dos dados coletados

Agora que o responsável pelo projeto tem os dados coletados, é hora de avaliar os pontos positivos e negativos de tudo que aconteceu. Com base nesta informação, erros futuros serão evitados e os acertos podem ser usados como argumentação em novas negociações por exemplo.

Qualquer informação só é relevante se puder ser processada e usada de alguma forma para benficiar seu negócio (dentro da legalidade é óbvio). De nada adianta você ter pilhas de questionários se não os avaliar, neste caso seria melhor não ter perdido o tempo de obter as respostas.

Chegamos ao fim

Com isto, chegamos ao final desta série. Espero que meus artigos tenham sido úteis e que relamente você consiga aproveitar tudo (ou alguma parte) do que abordamos aqui. Se você não gostou, lamento, eu fiz o possível.

Deixo os comentários abertos para receber agradecimentos, opiniões, sugestões ou críticas, fique a vontade para participar!

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 10 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

Deixe seu comentário