PHP orientado a objetos com banco de dados - Aula 1

Olá, seja bem vindo ao módulo 2 do curso online de PHP Orientado a Objetos, módulo este onde estaremos tratando de OOP utilizando DAO (data access objetcts) e VO (value objects) para interação com o banco de dados. Na sequência de aulas que iniciamos agora, você irá aprender como montar toda estrutura necessária para manipular tabelas do banco de dados utilizando técnicas avançadas e programação, tais como o já citado padrão DAO + VO, abstração, controle de transações entre outros.

No decorrer das aulas iremos criar uma classe base, que terá toda configuração de acesso ao banco, bem como as funções de conexão, tratamento de erros, execução de queries, controle de transações e controle de linhas afetadas em cada SQL enviado ao banco. Uma vez que esta classe estiver pronta, você poderá usá-la como superclasse (classe mãe) para criar as demais classes do seu sistema, evitando assim repetições infinitas de código fonte.

Em seguida serão criadas as classes DAO e VO para a tabela que usaremos como exemplo, e nestas classes serão implementados os devidos métodos para que todas as ações necessárias sejam executadas via objetos (inclusão, alteração, exclusão, seleção). Este padrão de programação já existe há muito tempo, porém eu mesmo fiz algumas adaptações nele, adicionando algumas funcionalidades que facilitam muito a vida de qualquer desenvolvedor.

Para acompanhar o curso de maneira satisfatória, você precisa ter um conhecimento básico sobre PHP OO, caso não saiba nada sobre OOP, veja nosso curso que trata estes assunto. Támbém será necessário ter um servidor local configurado e um bom editor de código para agilizar a criação das classes.

Tenho certeza de que após assistir este curso, você terá outra visão sobre programação web com PHP, passando a entender que OOP não é uma possibilidade, é uma obrigação!

Este curso está disponível para quem é assinante premium, portanto, faça sua assinatura agora mesmo e comece a desfrutar este fantástico conteúdo. Bom estudo para todos...

Este conteúdo é exclusivo para assinantes premium, faça login em sua conta antes de continuar!

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Os comentários desse post são restritos a assinantes premium, faça login em sua conta para visualizar ou publicar comentários.