Profissões ligadas ao desenvolvimento web são sem sombra de dúvidas as mais procuradas nos dias atuais, e justamente por isso temos cada vez mais profissionais despreparados para o mercado de trabalho. Isso mesmo, DESPREPARADOS.
Isso ocorre pois as escolas perceberam nesta área de atuação uma forma de ganhar dinheiro fácil, ensinando somente o básico do básico e cobrando muito bem por isso. Assim sendo, quando o aluno sai e vê o mundo real em sua frente percebe que não sabe nada sobre criação de sites, e entra em desespero pois não sabe como irá ganhar a vida com isso.
As escolas de um modo geral ensinam como usar programas como o Adobe Fireworks, Dreamweaver ou qualquer outra plataforma de desenvolvimento, mas esquecem que existe algo muito importante na criação de sites: o planejamento, que acontece muito antes de ligar o computador e abrir uma IDE de programação.
Esse "planejamento" é o que pretendo ensinar (de um modo resumido) nesta série de artigos que iniciamos hoje. Pretendo citar os principais tópicos que compõe a criação de um site, desde a idéia inicial até sua plublicação, com a finalidade de "dar um norte" aos que estão iniciando neste ramo e sequer sabem o que fazer para iniciar o trabalho de criação de um site.
Além do planejamento, iremos também falar sobre o desenvolvimento, porém teremos apenas teorias, pois a idéia não é ensinar a criar um site, mas ensinar o que é preciso fazer para criar um site.
Vamos então iniciar listando as etapas sobre as quais iremos falar, para todos terem uma idéia sobre os assuntos abordados no decorrer dos artigos:
Como todos puderam perceber, temos muitos artigos pela frente, mas como eu não sou desenvolvedor web em tempo integral, posso até ter esquecido de alguma etapa importante no processo, portanto, se você tem alguma sugestão sobre um assunto importante e que não foi listado acima, deixe um comentário e ajude a tornar está série de artigos mais completa.
Vou deixar o cronograma em aberto por pelo menos uma semana para receber as críticas e sugestões de todos, e após este período será iniciada a criação dos artigos com cada assunto, participe!
Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.
Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.
Atualmente temos 22 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.
Muito Obrigado.
ResponderOlá Ricardo, agora estou "sugando" esse conhecimento que você oferece em desenvolvimento também.
Já sei de algumas coisas pois já tinha estudado no curso técnico, mas alguns trâmites de desenvolvimento e boas práticas não. Essa séria de posts você poderia fazer um e-book e disponibilizar para os assinantes premium.
Sucesso.
Ricardo,
Muito obrigado pelo ótimo conteúdo que, parabéns cara, que você tenha muita paz e muito sucesso e que Deus sempre te ilumine!
Excelente tópico e organizado de forma bem clara e simples.
Muito Obrigado!
excelente abordagem!
ResponderParabéns pela iniciativa, essa série será de grande ajuda para muitos! Vou acompanhar também (:
Concordo com um dos amigos que sugeriu falar sobre dar treinamento ao cliente, quando for entregar o sistema pronto. Muitos precisam disso, acho que quase todos.
Abraços!
ResponderFazer sites compatíveis com todas as plataformas do mercado, Smartfones, celulares entre outros formatos de tela.
ResponderDisciplina e organização, e informação. Elementos importantes para o sucesso e eficácia. Muito obrigada por nos ajudar nesses quisitos. Estou com 52 anos e recomeçando minha vida,e seu site tem me ajudado muito!!!!
Muito sucesso
ResponderParabens pela materia
ResponderEssa lista me fez lembrar de um livro que estive lendo: HeadFirst Webdesign, em que o foco estava justamente no planejamento e na organização das informações do projeto.
É um livro bem básico, mas ideal para quem só conhece a área técnica, boa ideia Ricardo!
Eu já fiz isso adquirir uma assinatura Premium!!!
ResponderParabéns pelo trabalho, você mostrar todos os passos (introdução, criação de layout, programação e laçamento na web) até a publicação do site ?
Desde de já obrigado pela resposta
ResponderComo eu falei no artigo, falarei sobre as etapas, mão não vou ensinar como fazer, apenas vou falar o que deve ser feito.
ResponderAguardando o próximo post. Parabeéns.
ResponderA criação de um site é um processo bastante delicado, pois envolve não só o desenvolvimento e o faturamento de nós desenvolvedores, mais também o investimento que o cliente faz para seu negocio. Devemos pensar também em como o cliente poderá ter um retorno significativo com o seu investimento no processo de criação do site e se vai valer a pena o investimento que ele está fazendo bem como seus gastos e retornos para sua empresa ou instituição.
As etapas citadas acima,são essenciais no processo de criação de um sistema web, vai ajudar muita gente assim como eu que dedico a essa área a mais de 7 anos, vai me ajudar bastante também, espero os proximos artigos da série vlw.
Concordo plenamente... Embora eu seja novato nessa área de web, umas das minhas maiores preocupações é com respeito ao retorno do investimento feito pelo cliente.
ResponderBoa matéria. Aqui aprendemos a desenvolver os sites, mas ficava faltando o conhecimento além do site.
parabéns.
ps.: ansioso pelos novos artigos desse tema.
ResponderÓtimo tutorial, bem explanado. Mais uma vez, parabéns a RbTech. Uma dica ao pessoal que está começando, por favor é uma opinião, entendam, não vou generalizar mas como o Ricardo citou, tem algumas escolas tirando proveito em cursos extremamente básico e com um valor alto de R$ 480 a R$ 650,00 em 4 semanas, cursos rápido de férias e etc... com uma parte deste valor você adquire uma assinatura premium neste portal e com o restante você pode adquirir outros cursos em outros portais de confiança e inclusive parceiros e indicados pela RbTech. Onde, como disse acima na minha opinião é um investimento melhor e um retorno garantido, porque os professores destas vídeo aulas, dedicam não só o tempo, a facilidade de ensinar, passar a informação como no caso do Ricardo está sempre criando um projeto para "fazer" a vídeo aula do curso. Então você juntando os vários cursos e tutoriais também grátis, você aprenderá, a fazer um orçamento, apresentar-se ao cliente, planejar, criar e desenvolver um site com painel administrativo criado por você tudo passo a passo. Poderá assistir e re-assistir as vídeo aulas quantas vezes precisar e tirar suas dúvidas. Fica ai uma dica!
ResponderBoaa !
ResponderOlá o post foi excelente e eu não vejo a hora de ler o próximo,acho que seria interessante adicionar ai nesta lista o treinamento do cliente e dos usuários do sistema pois muitos clientes pedem esse tipo de serviço.
ResponderÓtimo artigo!
As etapas citas são muito importante em uma criação de sites.
Parabéns! Aguardando os demais artigos. ;)
Responder© 2008-2023 - RBTech.info | Todos os direitos reservados | Hospedado por Innova Host
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo deste site.
Excelente tópico e organizado de forma bem clara e simples, obrigado!