O processo de criação de sites - Entrega do projeto

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Sejam todos bem vindos(as) a mais um artigo da série "O processo de criação de sites". Nesta série vamos abordar as etapas necessárias para o desenvolvimento de um site com a finalidade de ajudar, principalmente os novos desenvolvedores, a obterem êxito em seus primeiros trabalhos.

A essa altura do processo você já deve ter um site desenvolvido, hospedado e devidamente testado, e é chegada a hora de entregar esse resultado para o cliente que espera ansioso por este momento. A hora da entrega do projeto é muito importante principalmente para fidelizar o cliente e conseguir que ele indique seu trabalho para outras pessoas.

Nada de ligar pra ele e dizer algo do tipo "seu site está pronto, acesse xyz.com.br/painel e cadastre seu conteúdo". Se você fizer isso por ir se despedindo de sua carreira de desenvolvedor web, pois em pouco tempo você não terá mais clientes. A hora da entrega é o ponto máximo do processo todo, você deve criar uma estratégia completa para esse momento.

Apresentação do frontend

O maior erro que grande parte dos desenvolvedores comete é começar apresentando o painel de administração para o cliente, ou seja, a parte "complicada" do negócio. Isso deixa o cliente nervoso e apreensivo, pois ele não entende direito o que está sendo falado e acaba criando um status de complexidade traumatizante em relação ao site.

A primeira coisa que deve ser mostrada é a parte do site vista pelos visitantes, mas para isso temos que voltar um pouco no tempo, mas precisamente na parte dos testes que já falamos aqui nesta série. Enquanto você estiver redigindo o manual de utilização para o cliente, faça também uma apresentação de slides (pode ser um vídeo também) mostrando todo frontend do site.

Apresentação do backend

Com o site devidamente apresentado, é hora do cliente conhecer o painel de administração que ele irá utilizar. Mas ainda não é hora de ensinar como tudo funciona, estamos falando apenas de uma apresentação.

Essa apresentação é importante para mostrar ao cliente a utilidade de cada parte do painel de uma forma menos técnica. Aqui pode ser feito um slide ou vídeo também, mostrando as telas principais e como o cliente irá navegar entre as opções, bem como para que serve cada uma delas.

Entrega do manual de instruções

Agora que seu cliente conhece o site e o painel administrativo do mesmo, é hora de entregar o manual de instruções para que ele comece a usar o sistema e cadastrar seus conteúdos. Espera-se que seguindo o manual o cliente consiga gerenciar o site em sua totalidade, por isso, é importante deixar o cliente ler e seguir o manual sem interrompê-lo ou dar "dicas extras" sobre o que ele está fazendo.

Somente intervenha se for solicitado pelo cliente, deixe-o bem a vontade e se necessário saia da sala para que ele fique sozinho durante a leitura do manual.

Considerações finais

Após a leitura do manual, você irá perceber se o cliente está confiante ou não sobre a tarefa que terá que desempenhar em relação ao site. Se você notar uma certa inquietação, converse com o cliente e faça um mini treinamento com ele, ajudando-o no que for preciso.

É interessante também dar algumas dicas para o cliente em relação a produção de conteúdo, por exemplo como usar tags de cabeçalho (H1 até H6), tamanhos e formatos de imagens indicados para usar, e outros detalhes que a grande maioria das pessoas não conhece.

Quando der o trabalho por concluído, deixe um telefone e email/skype para contato, pois na primeira semana o cliente certamente terá dúvidas ou insegurança para enfrentar determinadas situações. Fique a disposição dele (mas defina horários para não receber ligações de madrugada). Se em dois dias após a entrega do projeto o cliente não te ligar, entre em contato para ver se ele está conseguindo usar o sistema e se ele tem alguma dúvida.

Se você chegou até aqui deve estar pensando: "quanto tempo leva uma entrega de projeto?". Eu costumo agendar um dia inteiro com o cliente e fico na empresa dele para ajudar no que for preciso em relação ao site. As vezes é melhor "perder um dia" e ganhar outros clientes posteriormente!

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 3 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Se não fosse vc eu estaria perdido em muitas situações, coisas que todo curso não ensinam, um erro!
    Desculpe a simplicidade das palavras. Digo resumidamente que seu trabalho é EXCELENTE (HEHEHE) e de 0% a 100% dou 1001 %.
    Meus parabéns! Vc me ajuda muito.

    Responder
  • jefferson comentou em

    Ola, Ricardo parabéns pelo seu trabalho, realmente de qualidade!

    Gostaria de saber se é possível criar uma rede social utilizando o Framework Codeigniter?

    Atenciosamente,

    Jefferson Negreiros

    Responder

Deixe seu comentário