O processo de criação de sites - Briefing com o cliente

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Sejam todos bem vindos(as) a mais um artigo da série "O processo de criação de sites". Nesta série vamos abordar as etapas necessárias para o desenvolvimento de um site com a finalidade de ajudar, principalmente os novos desenvolvedores, a obterem êxito em seus primeiros trabalhos.

No artigo de hoje vamos falar sobre briefing que na verdade é uma reunião com o cliente destinada a coletar informações que serão usadas para o desenvolvimento do projeto. É através do briefing que será definido o roteiro para criar a solução que o cliente procura, portanto podemos considerá-lo uma peça fundamental no planejamento do projeto.

Na verdade muitos developers acreditam que antes de tudo deve ser firmado um contrato com o cliente, porém leve em consideração que você não sabe o que será desenvolvido, pois isso é definido durante o briefing, então não há contrato sem antes ter feito o briefing. A partir desta reunião você terá em mãos todos os tópicos necessários para a confecção do contrato de prestação de serviço.

O que perguntar ao cliente?

Nós temos dois ouvidos e uma só boca, então na hora de fazer o briefing com seu cliente faça uso destes números, ou seja, ouça mais e fale menos. Esta é a hora de deixar seu cliente bem a vontade de ouvir o máximo possível de informações, pois é a partir destas informações que o projeto será criado.

Uma técnica muito interessante é gravar a conversa, seja em vídeo ou somente áudio, pois somente escrevendo, algum ponto pode passar despercebido e a conversa fica mais demorada em virtude da escrita. Use um aparelho de MP3 ou câmera digital e grave toda conversa para consulta futura.

Um bom briefing deve ser feito com base em boas perguntas, portanto elabore um roteiro de perguntas para fazer ao cliente, tratando assim de todos os aspectos importantes para a criação do site. Preparei um roteiro para ajudar os iniciantes ou até mesmo quem quer uma segunda opinião sobre o assunto, para baixar use este link.

Lógico que este modelo pode e deve ser adaptado conforme a necessidade ou método de trabalho de cada um, mas para início está muito bom pois aborda praticamente todos os tópicos sobre a criação de um site.

Métodos alternativos para fazer briefing

As vezes fazer uma reunião pessoalmente com o cliente é praticamente impossível por diversos motivos. Mas nós estamos na era da web, então seja inteligente e use os recursos existentes à seu favor.

Você pode enviar o questionário por email e receber as respostas da mesma forma. Pode usar messengers e aplicativos de vídeo conferência para fazer a reunião com o cliente. Se necessário até mesmo por telefone podemos fazer briefing, tudo é uma questão de criatividade.

Tudo que você precisa para desenvolver o projeto do cliente são as respostas do questionário, como elas chegarão até você não tem a mínima importância.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 5 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Carmem comentou em

    Sou graduada em ciencia da computação e hoje trabalho por conta própria, a princípio foi dificil encontrar pessoas que confiassem em meu trabalho, mesmo assim não desisti. Dou esse conselho para o kaio que tem 16 anos que não desanime e mostre que apesar de não ser eng. de software é possível desenvolver coisas fantásticas e inovadoras, e até mesmo se desenvolver como profissional. Ser graduado é otimo, vai te dar mais credibilidade sim! mas tem muita gente graduado que não sabe nem por onde começar um site.

    Responder
  • Kaio comentou em

    Olá,aqui onde eu moro as empresas usam mais asp.net com C#, vc acha q eu deveria deixa o php um pouco de lado e começar a estudar Asp.net? porque de 10 empresa q eu fui 8 usa asp.net

    Responder
        • jean figueiredo comentou em

          Eu acho q vc deveria primeiro se formar em alguma coisa e dpois vc escolhe o que vai querer da vida. Programar é facil. Fzer eng. de software é que é o ponto da história.

          Responder

Deixe seu comentário