Laravel: Ferramentas e Hacks - Homestead

Antes de começar, confira a apresentação com todos os detalhes sobre essa série, assim você vai entender como tudo vai funcionar, basta clicar o botão a seguir:

QUERO SABER MAIS DETALHES

Primeiramente, qualquer sugestão que você tiver de tópico a ser abordado neste curso, ou alguma dúvida, deixe seu comentário.

Quando comecei a desenvolver em PHP, eu utilizava ferramentas como WAMP para fornecer a parte do servidor do desenvolvimento. Essas ferramentas são muito boas quando se está começando. Porém quando necessitamos de outras funcionalidades: algum plugin, alguma extensão diferenciada, as coisas começam a ficar mais complicadas. Sem contar que rodar WAMP no Windows, por exemplo, não reflete o meu ambiente de produção (que na maioria dos casos é Linux), e por isso acabam ocorrendo erros no Windows que não dão no Linux (Servidor) e vice-versa.

Para não ter mais esse problema, o Laravel fornece uma ferramenta chamada Homestead. Para explicar o que é o Homestead, preciso começar explicando de trás pra frente. Para utilizar o Homestead nós vamos precisar de dois programas: Vagrant e um virtualizador, que pode ser VirtualBox ou VMware.

O virtualizador vai se encarregar de executar nossas máquinas virtuais. E o vagrant oferece uma maneira simples e elegante de se gerenciar e “provisionar” essas máquinas virtuais.

VirtualBox ou VMware?

O VirtualBox é open-source e gratuito, porém não tem todas as funcionalidades que o VMware tem. Eu não cheguei a trabalhar com o VMware, mas tive alguns problemas com o VirtualBox que precisei contornar, e pesquisando na internet eu via muitos relatos de pessoas dizendo que mudaram para o VMware e que ele não apresentava esses problemas. Além disso, no Windows, o VMware vem por padrão com uma funcionalidade chamada NFS que melhora muito o desempenho na hora de espelhar os diretórios para a máquina virtual.

Então o que é o Homestead?

O Vagrant se utiliza de “caixas” que são baixadas, essas caixas vem com uma maquina virtual pré-configurada dentro delas onde você apenas manda instalar ela e pronto.

O Homestead é a caixa oficial do Laravel que fornece uma máquina virtual instalada pronta para rodar seus projetos, sem que você tenha que saber como instalar o PHP, web server, MySQL, etc.

Nessa aula vamos aprender como instalar e configurar o Homestead.

Documentação do Homestead (Inglês):https://laravel.com/docs/5.2/homestead

Vantagens do Homestead

  • Sempre ter uma máquina pronta do zero para começar a trabalhar, sem nenhum trabalho.
  • Se houver uma equipe, é possível garantir que todos estejam trabalhando em cima do mesmo ambiente de desenvolvimento
  • Ambiente de desenvolvimento reflete melhor o servidor de produção
  • Se estiver no Windows/MAC, você terá todo o poder do Linux a um clique de distancia
  • O processo de espelhamento do seu diretório de desenvolvimento (na sua máquina) direto para a máquina virtual é feito de maneira automática e instantânea

Desvantagens do Homestead

  • Se você já trabalha com o Linux na sua máquina, eu acho o Homestead pouco útil, utilizando o Linux eu nunca senti a necessidade de utilizá-lo.
  • Utilizando o Homestead com o VirtualBox, no Windows, enfrentei alguns problemas de desempenho que necessitaram um pouco de pesquisa para contornar

Este conteúdo é exclusivo para assinantes premium, faça login em sua conta antes de continuar!

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Victor Hugo Cunha

Sou desenvolvedor há 8 anos, gosto muito de programação e lógica no geral. Trabalho atualmente com: PHP com Codeigniter, Laravel; JavaScript com AngularJS; Desenvolvimento mobile para Android com Java

Comentários

Os comentários desse post são restritos a assinantes premium, faça login em sua conta para visualizar ou publicar comentários.