Excluir o lixo do banco de dados do WordPress automaticamente

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Olá a todos, na aula de hoje irei mostrar como excluir grande parte do lixo gerado pelo WordPress e por plugins em seu blog tudo de forma automatizada e sem necessidade de instalar nenhum plugin para isso.

Tudo será feito através de uma única função que é disparada de forma automática, porém limitada à uma execução por dia, que fará todo trabalho sem que precisemos nos preocupar com esta tarefa. Acompanhe a aula e bom proveito da dica.

Qualquer sugestão para melhorar a função é bem vinda, participe e comente sobre o assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 13 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Luciano comentou em

    Ricardo parabéns pelo post!

    Gostaria de saber se posso colocar este script em meu tema filho para wordpress que está em fase de criação e também se preciso mudar a variável wpdb pois o prefixo do meu banco de dados não e wp.

    Desde já obrigado.

    Responder
    • O objeto WPDB trabalha justamente com o banco indiferente da configuração, veja a página da documentação oficial da funçõe para conhecê-la um pouco melhor. Quanto ao tema, indiferente de ser o pai ou filho, irá funcionar.

      Responder
  • Valeu Ricardo,

    Suporte 10!!!

    É realmente esta errado, como acompanhei o curso, digitei achando estar certo, como é vídeo acabei colocando as aspas simples em local errado.

    Poderia disponibilizar os códigos fontes para os premium... OK

    Responder
  • maugustodias comentou em

    Estive analisando no CODEX do wordpress, lá e nos fóruns eles dizem sobre este conflito, que se usarem a opção de update_option ele irá executar em primeiro o update do functions.php da pasta wp-includes, por isto este erro acontece.

    Pergunto, Rircardo!
    Não existe outra forma de dar um update neste function que você criou ser conflitar com o update_option do funcion do wp-includes...

    Obrigado!

    Responder
  • maugustodias comentou em

    Dai para resolver no arquivo:
    wp-includes/functions.php inclui o

    $rb_excluirlixo, $datahoje

    se não dá conflito e não funciona, revise para nós e veja o porque isto ocorre, esta versão do nosso wp é 3.3.2 brasil.

    Responder
    • Pra mim não acontece erro, já revisei o log de erros do servidor e não tem nada lá. Localmente também não tive problemas. Vou ativar o debug do WP e fazer uns testes, mas até então não tive nenhum problema.

      Responder
  • maugustodias comentou em

    Olá Ricardo,

    No meu esta acusando erro, pois diz que esta sendo executado duas vezes a função update_option que já consta em wp-includes/funcions.php

    linha: 513.

    <b>Warning</b>:  Missing argument 2 for update_option(), called in /home/usuario/public_html/wp-content/themes/none/functions.php on line 85 and defined in <b>/home/ usuario/public_html/wp-includes/functions.php</b> on line <b>513</b><br />
    Responder
    • Verifique se você não repetiu a chamda da função ou não deixou a mesma dentro de algum loop. Qualquer coisa posta um pequeno trecho do código onde está dando o erro, ou melhor, envia para o suporte premium.

      Responder
    • Somente trabalhando com agendamentos do próprio WordPress ou cron do cPanel se for o caso. Poderia até fazer com "ifs" mas iria prejudicar o desempenho do blog devido a fazer muitas verificações.

      Responder
  • Marcio comentou em

    Parabens Ricardo, testei localmente e no servidor... funcionou blz, no inicio fiquei com medo de apagar todos os meus dados, mas graças a Deus deu tudo certo.
    Ricardo, apareceu uns codigos estranhos no meu arquivos, no servidor, voce sabe porque esta aparecendo estes codigos: "" ele e para ser assim: "", mas esta desse jeito ai acima, mas o site esta funcionando normal... qeria saber se tenho q excluir estes codigos, ou eles aparecem msm em sites feitos em WP... Fique com Deus e obrigado por compartilhar seus conhecimentos com a agente...

    Responder

Deixe seu comentário