Tô a fim de saber #4 - Empreendedorismo para developers

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

A série "Tô a fim de saber" tem como objetivo gerar um conteúdo dinâmico e participativo sobre diversos assuntos tratados em nosso blog, e hoje o assunto é empreendedorismo para desenvolvedores.

No vídeo a seguir você pode conferir algumas respostas sobre mercado, clientes, estratégias e outros assuntos relacionados. Espero que gostem do vídeo e aproveitem as dicas!

Se tiver alguma sugestão de assunto para esse quadro comente ou envie pelo link CONTATO aqui do site.

Mais posts desta série

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 22 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Pedro comentou em

    Ricardo moro em uma cidade pequena e não tem cursos de informatica e se deslocar para fazer um pode ser trabalhoso
    gostaria que voce me indica-se alguns sites q tenham cursos de informatica como PHP, JAVA etc.

    Responder
  • Pergunta simples: Como levar meu software aos usuários se tenho pouco dinheiro para investir? Um sistema web gratuito por exemplo, que o foco principal é captar usuários, e a forma de rentabilidade é a publicidade. Parabéns pelo trabalho e obrigado!

    Responder
  • Dênis Silva comentou em

    Boa tarde Ricardo! Já trabalho com programação web há algum tempo, porém como funcionário. Gostaria muito de abrir meu próprio negócio e trabalhar como home office. Minha dúvida é a seguinte: seria melhor criar um nome fictício para minha empresa, ou usar meu próprio nome como marca? E se possível, gostaria que desse algumas dicas para iniciar um blog mais ou menos no seguimento em que você atua, em relação a rentabilidade, e dicas para quem pretendo entrar para esse ramo.

    Obrigado

    Responder
  • Marcos comentou em

    Opa Ricardo tudo bom? Minha dúvida é a seguinte:
    Quais seriam as estratégias para captar um determinado segmento de clientes, um público alvo?
    Por exemplo: Encontrar clientes exigentes, que querem um serviço bem personalizado e complexo, assim eu demoraria mais para fazer o site, em contrapartida receberia muito mais, ou seja focaria em poucos projetos mais seria bem remunerado
    Ou
    Captar clientes menos exigentes, que querem um serviço mais genérico, ”industrializado” que pagariam pouco, porém o projeto seria fácil e rápido de ser executado e eu pudesse pegar vários projetos.
    Resumindo: Poucos sites(complexos) mas um bom lucro x muitos sites (fáceis) mas também um bom lucro.
    Obs. Caso minha pergunta não seja escolhida para fazer o vídeo, poderia me enviar sua opnião por email? Ou me enviar algum material para ler? Obrigado.

    Responder
  • walison comentou em

    Então Ricardo minha duvida é a seguinte, você poderia falar um pouco, quais os passos iniciais para que uma pessoa possa ta abrindo seu proprio negocio, como é que é o processo para abrir uma empresa de desenvolvimento, quais requisitos a pessoa tem que ter em questão de conhecimento certificações e estrutura, a minha duvida é mais referente por onde comerçar a construi meu proprio negocio na área... fico muito agradecido pela ajuda e quero desejar a você por nos da essa oportunidade de obter conhecimento com mais facilidade na area de TI.

    Responder
  • Solange Horacio dos Santos comentou em

    Quero muito trabalhar com desenvolvimento web, criei uma página aprendendo sozinha buscando informações. Sei que tenho muito que aprender ainda, desejo saber se há um curso bom de preferência gratuito ou livros bons para poder aprender mais.Obrigada

    Responder
  • Eduardo Augusto comentou em

    Olá meu nome é Eduardo, sempre gostei de programação e me especializei em programação para web, trabalhava numa empresa mais também sempre quis ter a minha própria e hoje abandonei meu emprego e estou me dedicando aos estudos e a empresa que fundei para desenvolvimento web , gostaria de saber sobre como conquistar clientes e como realmente dar um UP em uma empresa que ainda é uma startup =)

    Responder
  • alex.valle comentou em

    Ola Ricardo, moro em cidade pequena, interior do Paraná. Com a pesquisa de campo que efetuei às outras empresas, elas cobram os sites por pagamento mensal, vamos supor 100,00 mensais, sem possuir um valor fixo pelo site por exemplo: 2.000,00 o site + um valor para a manutenção.
    A Pergunta é a seguinte:
    - como devo cobrar meus clientes (valor mensal tambem?). Irei perder clientes se acaso não optar por este plano?
    - Qual é a base de preço e o que mais é cobrado pelo site desenvolvido (manutenção?)
    - Há possibilidade de ter uma base de preço aqui na região e outra base de preço por venda na internet?

    Responder
  • lucas_tadeu comentou em

    Ricardo, tenho duas dúvidas sobre a criação de site.

    1º Quanto cobrar por um serviço? O cálculo de quanto quero ganhar no mês, não acaba deixando o serviço muito caro?

    2º Como criar um e-mail personalizado para a empresa (exemplo: lucas@meunegocio.com) ?

    Obrigado e Parabéns pelo blog!!

    Responder
    • Alvaro comentou em

      Não tenho certez que entendi sua pergunta, mas para colocar este meunegocio.com.... É so registrar o dominio. Quando você registra um dominio ex http://www.x.com.br, no serviço de hospedagem tem a opção criar webmail, la você cria os e-mails, lucas@x.com.br. Ou seja quando você registra um dominio se ele estiver disponivel você usa aquele nome

      Responder
  • Gabriel Brunelli comentou em

    Olá Ricardo.
    Gostaria de saber como adquirir
    criatividade na hora de desenvolver
    nossos trabalhos. Eu sou um Web Master, sou Front e Back-End. Sei trabalhar com o Adobe FW CS6, mas na hora de criar da um branco. Como faço ??

    Responder
  • Fabio comentou em

    Será que hoje em dia vale a pena tentar ganhar $ com venda de sites?
    Já que o processo CMS ficou muito mais fácil.
    Ou desenvolver um sistema gerencial de empresa e focar em determinado seguimento?

    Curto programação...tenho vontade de trabalhar por conta, mas ainda não estou certo se o ramo é promissor apesar de curtir bastante logica de programação Java, vb.net e agora php.

    Responder
  • Vinicius F comentou em

    Olá Ricardo, tenho muita vontade de criar meu próprio blog. Mas não tenho uma grande ideia que vá revolucionar o que já existe na blogosfera. Sempre fico na dúvida se faço, mesmo sabendo que já existam conteúdos parecidos com os meus. E uma outra dúvida é em relação ao nicho do blog. Daria certo agregar conhecimentos sobre e design e programação ou seria um tiro no pé? Devo criar somente quando tenho uma "big idea"? vlw

    Responder
  • Anderson Nascimento comentou em

    Olá amigos. Obrigado pelo ótimo conteúdo deste portal!!!

    Minha pergunta é um pouco abrangente, mas vou tentar ser sucinto:
    Tenho 34 anos e estou pegando a prática em PHP, CSS, java..etc

    Sou fotógrafo tem mais de 12 anos, mas cansei desta vida e por isso vi na programação/desenvolvimento uma saída e uma oportunidade na mudança de profissão.

    Na realidade quando tinha 20 anos cheguei a aprender sobre ASP e lembro que gostei bastante.
    Hoje já gerencio um servidor dedicado/e-commerce para uns clientes.
    Mas a minha vontade é de entrar numa empresa legal e ser "funcionário".

    Queria uma ajuda com relação ao que posso fazer de cursos, como me inserir no mercado...etc.

    Obrigado!

    Responder

Deixe seu comentário