Dominando o WP - Instalação em servidor local e remoto

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Inicia-se hoje uma série de vídeo aulas chamada "Dominando o WP" na qual estarei ensinando como dominar um dos CMSs mais usados da atualidade, desde sua instalação até o gerenciamento de um blog completo.

No decorrer desta série, teremos aulas para usuários que nunca ouviram falar em WordPress, assim como conteúdos mais avançados e profissionais para os que já dominam o sistema mas querem aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o assunto.

Instalação em localhost

Agora sim podemos começar a falar de WordPress. Em nossa primeira etapa veremos como instalar o sistema em localhost para fazer testes e aprender sem a necessidade de ter um domínio registrado e um plano de hospedagem. Para seguir os passos mostrados nesta aula você precisa ter instalado e configurado o WampServer ou outro servidor com suporte a PHP e MySQL.

Instalação em servidor remoto

Para os que já tem um domínio registrado e um host contratado, a instalação em servidor remoto é uma boa opção. Alguns procedimentos são diferenciados para esta instalação, então confira os detalhes no vídeo abaixo.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 8 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • sancamps comentou em

    Oi Adorei sua iniciativa e agradeço por compartilhar tantos conhecimentos.
    Eu quero muito criar meu próprio site. Na verdade seria uma loja virtual. Só que não entendo nada de programação e afins. sou leiga mesmo. Vc acha que só com os seus vídeos explicativos eu consigo? Bem, eu achei seu site hoje e ainda vou assistir seu primeiro vídeo da série. Mas vc acha que para leigos o wordpress é uma boa ou deveria optar por outro meio? qual seria? agradeço se vc puder ajudar.

    Responder
  • Olá,

    Deixo aqui uma dica muito importante para quem deseja testar em seu template WordPress o Woocommerce ou outro plugin que apresente erro na interpretação do permalink (URL amigável do WordPress - SEO). Muitas vezes ao instalar o WordPress em maquina virtual ou em localhost acontece que os servidores que simulam o servidor verdadeiro em sua maquina vem com algumas funções desligadas. Depois de quebrar muito a cabeça e ninguém para ajudar, foi sozinho buscar pelos erros de log e diagnósticos o erro, e o que eu não sabia que não existia erro algum, mas que algumas funções do apache estavam desligadas no wampserver.
    Por padrão o mod_rewrite vem desligado no apache, e somente após ativá-lo que os problemas somem, bem vamos lá.

    Com seu servidor local ligado, abra o arquivo httpd.conf, procure pela linha:
    #LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so e retire o comentário, removendo o símbolo “#” do início da linha para ficar assim:
    LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so

    Procure também pela linha AllowOverride None

    e altere paraAllowOverride All

    Pronto agora é só reiniciar o wampserver ou seu servidor local.

    OK

    Responder
  • helio comentou em

    Achei interessante demonstrar a instalaçao nos servidores local e da hospedagem. Tenho acompanhado o blog se puder sugerir faca uma aula sobre o .htacess.

    Responder

Deixe seu comentário