Dominando o Aptana Studio #2 - Gerenciamento de projetos

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Em nossa aula passada, aprendemos como instalar e configurar o Aptana Studio, e agora passo a passo iremos aprofundando nossos conhecimentos nesta IDE, aprendendo sobre os principais e mais úteis recursos deste aplicativo.

Para dar continuidade à série "Dominando o Aptana Studio", vamos falar um pouco sobre o gerenciamento de projetos, e iremos aprender como criar, importar e excluir projetos, bem como criar e gerenciar os arquivos e pastas de cada projeto criado. Acompanhe a aula e bom estudo.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

O que você está achando das aulas sobre o Aptana Studio? Gostaria de sugerir um recurso para ser explicado em uma aula futura? Então participe deixando seu comentário.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 24 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Ales Nascimento comentou em

    Bom dia meu grande amigo !!! Assisto seus videos que me ajudam muito, aptana, html e css , e estou com um problema , deletei sem querer o project HTML e não consigo resolver , nem reinstalando o aptana ! Meu computador e um MacBook!

    desde ja muito obrigado !1!

    Responder
  • Marcelo comentou em

    Olá Ricardo, boa noite, acompanho seu site já a bom tempo, sempre tem conteúdos bons...

    Seguinte, minha dúvida seria sobre o Aptana, eu usava ele, parei e voltei pra DWCS6 agora to voltando para o Aptana, porém queria saber se é possível deixa ele salvar os arquivos com codificação UTF-8 (sem o BOM), vi que apenas UTF-8 da, porém acho acho que é com o BOM.

    Explicando pq preciso salvar em UTF-8 sem o BOM, em um projeto novo comecei a ter problemas com o session_start(), sendo que ele estava sendo chamada no início da index, não havia nada antes, após muito pesquisar achei em um forum a informação que teria que salvar UTF-8 (sem o BOM), configurei o DWCS6 assim, porém não obtive sucesso, então abri o arquivo no notepad++ fui em Formatar > Codificação UTF-8 (sem o BOM) e salvei, enviei para o servidor e funcionou.

    Eu Aptana já esta salvando em UTF-8, porém apresentou o mesmo problema de quando era no DW, então abri o arquivo no notepad++ e salvei com a codificação UTF-8 (sem o BOM) e ai funciounou.

    Será terei que migrar para para o notepad++?

    Responder
  • juarez comentou em

    Olá, recentemente comecei a acompanhar seu curso sobre o CodeIgniter e tive um problema na hora de criar o projeto,o programa(Aptana Studo ) não deixa eu escolher a pasta onde meus arquivos do CodeIgniter foram descompactados. Ele diz que a pasta já contém dados, tem outra maneira de fazer isso ? Obrigado !

    Responder
  • Marcelo Sampaio comentou em

    Olá, fantásticas as as vídeo-aulas sobre o aptana studio, estou migrando do dreamweaver para o aptana só estou encontrando um problema que é o seguinte: utilizo bootstrap 3 quando eu faço o link do css dele em um pagina html simplesmente o aptana não reconhece o css dele para dar opções de auto-complete de classe e id. Desde já agradeço pela atenção de todos

    Responder
  • marcio andre toniazzo comentou em

    bom gente e gostei muito da aula eu conheci oaptana atraves de curso de web q fracaçou entao pessoen caresidamente que me ajudem com linguagem de programaçao ede como montar sit desde o inicio pois eu gosto muito
    mas aida estou achando muito complexo mas tudo e uma questao de pesquisa e dedicaçao e quero continuar a axplorar o aptana meus parabens e muito obrigado

    Responder
  • Fabio Santos comentou em

    Ricardo parabéns pela vídeo aula!
    Queria tirar uma dúvida com você. Eu instalei o Aptana, só que quando você ai no seu seleciona no menu File > New from Template > HTML ou outras linguagens, ele lhe oferece as versões do html ou da linguagem. Já no meu ele só me oferece Blank File.
    poderia me ajudar, tenho que abilitar alguma coisa pra que isso venha aparecer?
    Forte abraço!

    Responder
  • eltin182 comentou em

    Cara, entao pelo q vi tudo depende da extensao .project neh? Entao se eu ja tiver um projetoX feito no DW posso simplesmente copiar/colar esse .projects que o aptana ja reconhece? E outra se eu apenas excluir o .project ja voltaria tudo ao normal caso eu nao qeira usar mais aptana como IDE?

    Responder
    • Não sei se o Aptana reconhece projetos de outras IDEs, só testando. Quando você exclui um projeto você pode escolher se quer deletar os arquivos também ou somente o projeto.

      Responder
  • Olá Ricardo,

    Uma nova aula de Aptana poderia ser de como criar layout de páginas personalizadas de raiz, ou seja criar modelos de páginas, sua explicação na aula 03 foi boa, mas ficou faltando uma aula complementar ensinando como montar novos temas de raiz.

    Responder
  • Lucivan comentou em

    Parabéns, meu amigo Ricador, IDE maravilhosa eu já conhecia mais nao a fundo.

    Obrigado pela aula!

    Responder
  • Rander Carlos comentou em

    Excelente vídeo aula!

    Você possui uma ótima didática!

    Também gostaria de sugerir uma vídeo-aula sobre depuração utilizando os recursos do aptana studio, explicando os conceitos sobre expressions, watches, breakpoints especificamente com PHP.

    Valeu!

    Responder
  • Leandro Braga comentou em

    Gostaria de saber, se existe a possibilidade de colocar o Zen Coding no Aptana, e como instalar este plugin. Poderia ter uma video aula sobre este procedimento. Obrigado!

    Responder

Deixe seu comentário