Dica para gravar o briefing com o cliente

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Fazer briefing com o cliente não é tarefa simples, mas não chega a ser tão complicado quanto lembrar todos os detalhes que são debatidos durante essa reunião. Isso porque os assuntos debatidos durante um briefing são muitos e as vezes bem variados, já falamos um pouco sobre isso neste post, confira.

No artigo citado acima eu sugeri que a reunião com o cliente seja gravada, para que nenhum detalhe seja esquecido. Porém fui questionado por um leitor que disse o seguinte: meu cliente não gostou da idéia de filmar a reunião, e ficou um clima meio chato, no final das contas acabei abrindo mão da gravação.

sony px312

Para evitar este tipo de situação, a dica é gravar somente o áudio utilizando um gravador digital, assim você consegue discretamente deixar o gravador na mesa por exemplo e o cliente não será intimidado por uma lente.

Eu utilizo um gravador Sony PX312 (imagem ao lado) para minhas gravações, mas você pode inclusive utilizar o celular por exemplo. Porém tome cuidado ao usar o celular, pois o cliente pode pensar que você não está muito interessado na reunião se ficar conferindo o celular com muita frequência.

A vantagem de um gravador digital, é que a qualidade do som será muito superior, o que nem sempre acontece com gravações feitas em celulares.

Um gravador como este custa em média R$ 130,00, o que não é nada absurdo se levado em conta a praticidade que ele trará para você. Ah, antes que você me pergunte, as pilhas dele duram de 4 a 6 meses em média.

E você, qual solução utiliza atualmente para registrar tudo que é debatido durante um briefing?

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 4 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Leandro comentou em

    Gostei da dica, esse microfone vem sendo bastante comentado nos foruns. Em parte por causa da qualidade e melhor ainda, do preço. Um custo beneficio fantástico. Também o uso na minha área, em jornalismo, quando faço entrevistas, escritas.

    Responder
  • Davi Menezes comentou em

    A maioria dos que já fiz, foi por telefone mesmo. Pela urgência do serviço. Não havia tempo para reuniões. Sempre que falávamos ao telefone, eu utilizava a própria gravação de chamadas do celular para registro. Nas vezes que estive presente fisicamente, convenci de escrevermos em tópicos toda a conversa, calma e cuidadosamente.
    Nem todo cliente aceita a idéia proposta, então é melhor vc já se precaver com mais de uma solução. Há clientes que gostam de um bate papo num bar, tomando uma cerveja por exemplo. Não há espaço neste ambiente para um relatório escrito, e uma gravação em áudio fica toda comprometida pelos ruídos do ambiente. Então vc tem que deixar claro que aquela conversa é só pra descontrair e ajudá-lo a desembaraçar suas idéias e que depois vcs repassariam toda a conversa. Já conversei por horas com um cliente para ajudá-lo a decidir o que fazer, depois repassamos tudo por escrito, revisando todos os tópicos e logo em seguida fechamos o projeto. A gravação do áudio se mostra sempre a mais viável, mas nem sempre a única solução. Um abraço!

    Responder
    • Olá Davi, só para constar, esse gravador tem um bom isolamento de ruidos do ambiente além de contar com modos de cena para diferentes tipos de ambiente ou situações.

      Responder
  • Daniel Hequer comentou em

    Olá Ricardo, normalmente eu quando faço o briefing não uso nenhum aparelho para registar a conversa, porém ontem mesmo fiz isso com um cliente e acabei esquecendo tudo, mas tarde tive que enviar um email para ele perguntado novamente a respeito que que iria ser feito. Recomendo usar e também já vou comprar para não houver situações do gênero

    Responder

Deixe seu comentário