Curso de PHP Orientado a Objetos - Aula 07

O PHP nos oferece os chamados métodos mágicos __get() e __set() quando usamos OOP, com estes métodos podemos “interceptar” todas as atribuições de valores em propriedades, e também a leitura de qualquer propriedade.

Estes métodos são muito úteis para por exemplo criar um número grande de propriedades sem a necessidade de declarar cada uma delas individualmente ou então fazer uma validação de todo valor que é atribuído ou lido de uma propriedade.

Usando getters e setters podemos inclusive gerar um log de acesso às propriedade de uma classe para verificar se alguma propriedade inexistente está sendo chamada em alguma parte do nosso sistema.

As utilidades são muitas, basta usar um pouco de criatividade e lógica para implementar os métodos mágicos __get() e __set().

Acompanhe a aula a seguir e bom estudo para todos! Lembrando que você precisa ser um assinante premium para ter acesso à este curso.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes premium, faça login em sua conta antes de continuar!

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Os comentários desse post são restritos a assinantes premium, faça login em sua conta para visualizar ou publicar comentários.