Curso de PHP + MySQL para iniciantes - Aula 3

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Sejam todos muito bem vindos à nossa terceira aula de PHP com MySQL para iniciantes e hoje irei ensinar como selecionar e mostrar os dados cadastrados em nosso banco. Veremos como contar o total de registros em uma seleção e também como fazer um laço de repetição para exibir todos os registros retornados do banco.

Acompanhe a aula com atenção e não deixe de praticar o que é mostrado na aula, pois somente assim você irá aprender de verdade.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 16 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Carlos Encine comentou em

    Olá Ricardo
    Primeiramente quero dizer que estou gostando bastante das suas aulas, pois elas tem me ajudado muito no meu aprendizado de php e a minha duvida é a seguinte eu posso colocar o resultado da consulta em um elemento table ao invés de uma lista?

    Responder
  • Lucas comentou em

    Ola Galera!
    eu quero ajuda, eu fiz todo mas não aparece o nome que estão na tabela so aparece um ponto vo deixar toda a minha programação para vc´s mim ajudar

    preste atenção às regras para postar comentários: não é permitido código fonte no comentário.

    Responder
  • André Reis comentou em

    Olá Ricardo, estou tendo problemas para executar o conteúdo desta aula, o problema se resume em que o query está retornando um boliano ao em vez de um inteiro. Ficarei muito grato com sua ajuda!

    Responder
  • Olá Ricardo, primeiramente muito obrigado por suas video-aulas, são de muita valia para mim, pois sou leigo no assunto.

    Tenho uma dúvida, e gostaria que me ajudasse.

    percebi que você imprimiu o campo sobrenome dentro da mesma li , como seria o procedimento para que seja impresso o sobrenome em outra li , como se fosse um arquivo do excel em colunas.

    através do css consegui fazer a impressão, porém o mesmo não respeitou os ids do meu db devido ao fato de ter alguns dados do sobrenome no db em branco.

    Valew e até mais...

    Responder
    • É só colocar o devido campo onde for necessário para fazer o loop, assim como foi posto tudo no mesmo elemente, pode ser separado e impresso cada um em um elemento diferente.

      Responder
      • Obrigado pelo retorno Ricardo!

        Eu fiz isso.. só que o problema é na hora da impressão, ele imprime os campos fora de orderm...

        exmplo: a primeira linha da impressão no campo sobrenome não corresponde ao id registrado no meu db .

        conseguiu me entender?

        Responder
  • Joao vitor comentou em

    Olá ricardo, Poderia me imformar qual o microfone que voce usa pra gravar suas video aulas? ,Ou então algum que eu possa ter um som de qualidade?

    Responder
    • Uso um headphone da C3 Tech, não é nada profissional mas tem uma boa qualidade de som. Mas se quiser som de qualidade não adianta ter um fone bom e não ter uma boa placa de som, ambos precisam ser de qualidade. No meu caso tenho uma placa de 7.1 canais, o que ajuda muito na qualidade final.

      Responder
  • jhonatan comentou em

    boa video aula mas la na function seleciona($sql) vc num definiu o valor da variavel $sql esta dando como function seleciona = indefinida no meu pc espero que vc possa me ajudar obrigado.

    Responder
    • Da maneira como foi feito na aula não dá erro desde que você tenha em seu PC tudo configurado conforme os requisistos mostrados no primeiro post da série. Outra coisa, confira seus códigos, pode haver algo errado na sua digitação, preste atenção aos detalhes, provavelmente é mesma coisa que aconteceu na aula anterior e que eu já expliquei no comentário...

      Responder

Deixe seu comentário