Curso de criação de blogs com WordPress – Aula 13

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Sejam todos muito bem vindos ao nossa 13ª aula do curso de criação de blogs com WordPress e nesta aula iremos concluir a instalação e configuração de nossos plugins e entre os quais podemos destacar o Subscribe to Comments para que os leitores sejam avisados por e-mail quando novos comentários forem postados.

Vamos instalar e configurar também um plugim para fazer backup automático do banco de dados do nosso blog, afinal de contas imprevistos acontecem com todos, e outro para otimizar o banco de dados e melhorar o desempenho do blog. Durante a aula será indicado um plugin de cache para melhorar ainda mais a velocidade de acesso do site.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 7 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Augusto comentou em

    Olá Ricardo,

    Nesta aula, uma aula cheia de conteúdo valioso, você falou dos backups aconselhando o wp-db-backup, que segundo informou faz o backup agendado da base de dados.
    No entanto o site não é só base de dados, então a minha questão é:
    Qual o seu conselho em relação ao restante, as pastas que estão lá no nosso alojamento?
    Devem ser guardadas em disco próprio, via ftp para poderem ser repostas no caso de problema, e aí socorrendo-nos então da base de dados préviamente guardada com este plugin?

    Se essa é no seu entender a melhor opção, que periodicidade deve ter a cópia do conteúdo lá do servidor?
    Por outras palavras, o que podemos fazer que altere mais que a base de dados?

    Obrigado desde já pela ajuda na compreensão deste assunto,

    Augusto

    Responder
    • Eu comprei um script de backup para o cPanel e fiz um agendamento no cron de meu host para fazer backup completo do meu site semanalmente. Mas para os que não querem gastar com isso, creio que podem fazer backup somente da pasta "wp-content" a cada 15 dias para o seu próprio computador ou para um disco virtual contratado.
      Vai de cada um, eu perdi meu site uma única vez (logo no início) e aprendi a lição... tem que ter backup, nem que seja mensal.

      Responder
  • Antonio Carlos comentou em

    Olá Ricardo primeiramente muito obrigado por compartilhar conhecimento e suas aulas são de excelente quelidade muito boas mesmo.

    Bom é seguinte nas aulas-anteriores você ensinou a instalar, formatar e estivlizar o ContactForm 7, mas como sou novo e estrou aprendendo bastante com suas videos, gostaria de saber como definitivamente enviar o e-mail para o e-mail de contato via contactform 7,

    At,
    Antonio Carlos

    Responder
  • Márcio Pires comentou em

    Olá amigo do Brasil, acompanho o seu blog a algum tempo e como sempre as informações colocadas aqui são de grande ajuda. No meu blog utilizei todas as informações que você disponibilizou.
    Me ajudou muito, só tenho a agradecer...
    Abraço e parabéns.

    Márcio Pires
    Ilha da Madeira - Portugal

    Responder
  • anderson clayton comentou em

    oi Ricardo, aula bem explicada e que não deixa nem margem pra duvida, meus parabéns.

    Responder

Deixe seu comentário