Curso de criação de blogs com WordPress – Aula 05

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Sejam todos bem vindos a mais uma aula do curso do curso de criação de blogs com WordPress, e nesta quinta aula iremos planejar e estruturar as categorias do nosso blog e aprenderemos a fazer postagens, desde posts com texto e imagens até posts com vídeos do Vimeo e do YouTube. Irei mostrar dicas importantes na otimização das categorias e posts para mecanismos de busca.

Lembrando que se você planeja publicar um blog oficialmente, deverá planejar toda estrutura de categorias antes do lançamento do mesmo para depois não confundir a cabeça dos leitores com muitas mudanças conteúdos. Outro ponto importante é que grande parte dos blogueiros "amadores" digamos assim, coloca seu blog on-line e somente depois começa a fazer as postagens, e isso acaba fazendo seu blog perder visitantes por falta de conteúdo.

Nesta aula você verá como produzir conteúdo antecipadamente e na hora de publicar seu blog, o mesmo já terá respaldo para segurar seus visitantes por alguns minutos a mais em seu blog.

Lembre de praticar o que aprendeu na aula e se tiver alguma opinião para compartilhar, estamos aguardando seu comentário. Vamos a aula.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 27 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Guto comentou em

    Parabéns Ricardo. Ótimos vídeos, áudio bom, qualidade boa. Estou começando agora com WP. Vamos ver no que dá. Abraço!

    Responder
  • Mayquel comentou em

    Posso ao invés de fazer postagens importar o conteúdo de um blog com a plataforma Blogger, ou isso me trará problemas de configuração no futuro?
    Obrigado.

    Responder
  • Mayquel comentou em

    Ricardo, tenho uma dúvida sim.
    Estou fazendo tudo como nas aulas, mas vai que eu tenho um problema em minha máquina e perco tudo.
    Como faço backup do que já está pronto?
    Obrigado.

    Responder
  • Thais comentou em

    Olá, Ricardo,

    Estou acompanhando o curso e estou achando tudo muito simples de acompanhar. Excelente didática. Apenas uma dúvida: tenho um blog no blogger (que acho muito limitado e pouco eficiente) que quero transferir para wordpress, para transferir posts e comentários de um sistema para outro somente o blog estando online, correto?

    Um abraço!

    Responder
  • loiane comentou em

    Ola Ricardo estou uns dois dias quebrando cabeça, e nao achei solução, fiz quatros paginas que São home,fotos,videos,contatos e duas categorias. Sao requerimentos, oficios, o problema é que tudo que eu post ou publico(o Conteudo)nas paginas ou nas categorias,elas só aparecem na pagina home se clicar nas categorias ou nas outras paginas so abre a pagina home com o conteudo que publiquei nas pagina, como faço para cada publicação abrir em suas respectivas paginas ou categorias

    Responder
    • Você precisa editar seu tema de acordo com suas necessidades, provavelmente sua pagina home não tem as configurações necessárias para trazer postagens recentes ou algo do tipo.

      Responder
  • loiane comentou em

    Ricardo, tira uma duvida os post publicados em categorias só pode se publicados em categoria, se eu por exemplo quiser ter em meu site categoria videos e tb uma pagina chamada videos cada uma é uma publicação independente.

    ok

    Responder
    • Este é o arquivo de configuração do servidor PHP, deve estar dentro da pasta de instalação de seu servidor local. Use o recurso de pesquisa de arquivos para achar o mesmo, é mais fácil.

      Responder
  • loiane comentou em

    Ola ricardo peguei as publicações de videos linkados, mas quando é do computador os videos ou fotos ou qualquer midia que for tem uma limitação de 2mbs, tem como quebrar essa limitação,
    tem uma outra coisa as categoria tambem e uma especie de paginas ou é uma forma de organiza-las

    Responder
    • Essa "limitação" é a configuração do servidor, se seu serviço de hospedagem permite editar o arquivo php.ini, poderá definir um valor personalizado para upload de arquivos, caso contrário, solicite essa mudança (se possível) ao setor de suporte de sua hospedagem. Se estiver em servidor local procure esta configuração no php.ini de seu localhost e altere conforme a necessidade.

      Responder
  • Cristian Etchebest comentou em

    Olá Ricardo! Mais uma duvida que pra min é um pouco difícil corrigir.
    Referente a incorporar videos do Youtube, Vímeo etc... esta tudo tranqüilo, consegui sem problemas, mas como eu faço para o bendito WordPress mostrar meus videos particulares que estão em uma pasta chamada VÍDEO??? Tentei de todas as formas criar um link para o vídeo e nada :( . Eu utilizo o WordPress local com o WAMPSERVER e realmente não sei como rodar estes videos na página como se estivesse no Youtube, poderia me ajudar novamente?

    obrigado.

    Responder
    • Desta vez fico lhe devendo a resposta, pois também não uso esta opção, logo não sei quais os parâmetros necessários para a mesma funcionar corretamente. Se alguem da comunidade souber e puder ajudar ficamos todos gratos.

      Responder
  • @Marcelo Oliveira: obrigado por comentar e acompanhar.

    @João Victor: o teu WP é em PT-BR ou Inglês? Quanto ao widget deve ser um problema com algum plugin que voce tem instalado ou alguma modificação no tema que foi feita na sidebar por exemplo.
    Geralmente problemas na sidebar são relativos à plugins que entram em conflito.

    Responder
  • João Victor comentou em

    Opa Ricardo !

    Estou vendo todas suas video-aulas de WP suas , muito boas.
    Mas to com uns probleminhas : quando coloco o widget de categorias para aparecer na lateral do blog , ele não aparece e no video anterior que você explica sobre o formulário de contato e tento traduzi , salvo , mas quando atualizo continua inglês.

    Obrigado e estou esperando a proxima aula ja :)

    Responder
  • @Oficina DU Computador, @Daniel e @Oseias S. Costa: obrigado pelos comentários, continuem acompanhando. Espero que estejam aprendendo boas dicas com o curso, abraço.

    Responder
  • Oseias S. Costa comentou em

    Valeu Ricardo... Tô aprendendo muito com as suas aulas..
    Parabéns pela dedicação..

    Responder
  • Oficina DU Computador comentou em

    Parabéns pelo trabalho e dedicação... tenho aprendido bastante com suas postagens... muito obrigado!

    Responder

Deixe seu comentário