Curso de criação de blogs com WordPress – Aula 04

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Sejam muito bem vindos a nossa quarta aula do curso de criação de blogs com WordPress, e hoje vamos estruturar as páginas principais do nosso blog como a página Sobre e a de Contato. Veremos dicas sobre a importância de cada uma destas páginas, bem como técnicas adequadas para montar cada uma delas.

Vamos instalar o plugin para criar o formulário de contato e iremos configurar o mesmo além de criar nosso forumulário de Fale Conosco e implementá-lo na página respectiva. Fique atento para todas as dicas passadas durante a aula, anote-as e reflita sobre as mesmas a fim de tornar seu blog sempre o mais organizado e profissional possível.

Assista a aula com calma e depois pratique o que foi visto aqui, somente praticando você irá realmente aprender. Se quiser ter um blog de nível profissional dedique-se muito nesta fase de criação e planejamento do mesmo. Tudo que você puder planejar bem agora, irá evitar dores de cabeça num futuro bem próximo. Comece sempre por pensar naquilo que seus leitores querem ver no seu blog e não naquilo que você quer disponibilizar lá.

Não deixe de conhecer a lista com os principais plugins para seu blog WordPress, pois usaremos praticamente todos no decorrer do nosso curso.

Segue também o link para baixar os plugins que serão usados durante nosso curso, caso você não queira baixar este pacote, poderá ir instalando cada um conforme formos usandos os mesmos. Clique aqui para baixar os plugins.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 33 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Adilson Rumão comentou em

    O Contact Form 7 para WordPress 3.5.2 já com as mensagens traduzidas para o Português.

    Responder
  • Contaprime03 comentou em

    Ricardo estou com o mesmo problema que o Felipe Fernandes, fiz o que você disse para fazer fui em Opções de Tela modifiquei o que eu queria mais o campo de comentário não saiu gostaria de saber se você teve esse problema.

    Responder
  • cpfmarketing comentou em

    Ricardo

    Criei as páginas e os links aparecem na home, mas quando clico no link, sou direcionada para a página do último post e não para a página desejada.
    O que pode estar acontecendo?
    O link está assim:

    Código fonte removido pois não está postado de acordo com as regras dos comentários

    Responder
  • Naldo Lube comentou em

    galera quem tem google mais e poder clicar no botão de +1 lá no header já é uma simples contribuição pelo ótimo conteúdo oferecido

    Responder
  • Felipe Fernandes comentou em

    Olá Ricardo, na minha versão do WP, não está aparecendo a opção para eu tirar os campos de comentários das páginas sobre e fale conosco. podes me ajudar???

    Responder
  • Augusto comentou em

    Ricardo,

    Quando tento fazer o upload de uma foto acompanhando esta aula dá o seguinte erro:

    “sublideal.jpg” falhou ao carregar devido a um erro
    Não foi possível criar o directório /Applications/XAMPP/xamppfiles/htdocs/Wteste/wp-content/uploads/2011/06. O directório do nível acima permite a escrita?

    O que está de errado com este xampp?
    Se calhar devo mudar para o easy-php, mas das opções que tentei não consegui instalar em MAC, haverá algum específico para MAC?

    Desculpa estas perguntas, mas o meu objectivo é mesmo aprender então, tem de ser com quem sabe :)

    Um abraço, e agradecido pela ajuda.

    Augusto

    Responder
    • Você precisa dar permissões na pasta onde está instalado o WP, o erro está perguntando se a pasta tem permissões, no seu caso não. Altere as permissões e tudo irá funcionar corretamente.

      Responder
      • William comentou em

        No meu caso tive o mesmo problema utilizando linux, naveguei através do terminal até localizar a pasta wp-content e apliquei as permissões através do comando chmod 777 nome da pasta.

        Responder
  • Augusto comentou em

    Olá Ricardo,

    Desde já quero agradecer estas suas aulas que tenho acompanhado com muita atenção. Não apenas o conteúdo, mas a forma como ele é apresentado e as características do formador, são sem dúvida uma mais valia para todos nós.
    Sou designer de comunicação aqui em Portugal, e tenho tentado acompanhar o CMS Joomla, tentando aprender, já que não tive nenhuma formação em web-design.
    Mas era meu objectivo aprender wordPress e alguma coisa de PHP para pelo menos me sentir melhor com o Básico, e encontrei aqui neste site matéria que certamente me vai ajudar.

    Nesta fase e porque estou a acompanhar este curso, gostava só de tirar uma dúvida:
    A actualização dos plugins, só é possível fazer em alojamento fora ou em localhost na nossa máquina?
    Isto porque se eu coloco no alojamento, por exemplo este plugin do form 7 ele faz a actualização para a versão recente (2.4.5) corretamente e sem problemas, mas se tento fazer na máquina (eu tenho o xampp instalado no MAC) ela abre um quadro que obriga a colocar: Nome do Host; Nome do utilizador FTP e Pass FTP. O que devo fazer, por exemplo que pass FTP se pode colocar?
    Ou não dá para fazer localmente estas actualizações?

    Desculpa-me estas questões, mas na verdade o objectivo é aprender,

    Um abraço, e continue,
    Augusto (Portugal)

    Responder
    • Em servidor local é normal ele não fazer algumas atualizações, no meu caso uso EasyPHP e ele atualiza alguns plugins mas não todos. No caso de plugins que não podem ser atualizados, você deve acessar o site de plugins do WordPress, fazer o download da versão mais recente do plugin e colocar o mesmo em sua pasta local para proceder a atualização.
      Abraço.

      Responder
  • Cristian comentou em

    Fui até o documento com o erro indicado, mas não encontrei erro...
    este é o codigo.
    ##############
    li 18 - if ( $update ) {
    li 19 - $user->rich_editing = isset( $_POST['rich_editing'] ) && 'false' == $_POST['rich_editing'] ? 'false' : 'true';
    li 20 - $user->admin_color = isset( $_POST['admin_color'] ) ? sanitize_text_field( $_POST['admin_color'] ) : 'fresh';
    li 21 - $user->show_admin_bar_front = isset( $_POST['admin_bar_front'] ) ? 'true' : 'false';
    li 22 - $user->show_admin_bar_admin = isset( $_POST['admin_bar_admin'] ) ? 'true' : 'false';

    ################################

    Ta complicado de achar.
    obrigado pela ajuda.

    Responder
  • Cristian comentou em

    Olá! tentei instalar o plugin contact-form-7 e quando tento ativar ocorre este erro
    "Fatal error: Allowed memory size of 33554432 bytes exhausted (tried to allocate 122880 bytes) in /home/kromeinf/public_html/wp-admin/includes/user.php on line 121"

    Alguem poderia me ajudar??:)

    obrigado.

    Responder
    • Olá Cristian, este erro não é no arquivo mas sim no seu host que não permite mais memória para o serviço do PHP, para solucionar isso faça o seguinte:

      Abra seu arquivo wp-config.php e adicione o seguinte código logo abaixo da abertura da tag php: define('WP_MEMORY_LIMIT', '64M');
      Caso continue dando erro poderá aumentar os 64 para mais memória, mas é indicado que você contate seu provedor de hospedagem ou troque para um plano que não tenha este tipo de problemas.

      Responder
      • Cristian Etchebest comentou em

        Muito obrigado Ricardo!! Fiz as modificações e voltou a funcionar corretamente e melhor, segui teu vídeo e editei corretamente o formulário de contato, ficou show...
        Obrigado novamente e continue assim, "sempre na humilde". ;)

        Responder
  • Rafael comentou em

    No wordpress 3.1 na hora de retirar os comentarios no "editar postagem" aquelas guias nao aparecem

    Responder
  • Rodolfo comentou em

    Legal Ricardo esse curso de wordpress, você esta de parabéns em fazer estes videos de wordpress muito bom este CMS.

    Responder
  • Michael comentou em

    É Isso ai Ricardo, Como Nosso amigo Luis Carlos Disse, Sua didática e iniciativa estão de nota 1000.
    Pois encontrar um Curso desse assim sobre assim de wordpress na internet, seria como procurar uma agulha no palheiro!

    Um Forte abraço e até a Próxima!

    Responder
    • Muito obrigado Michael! Na verdade você até acha outros cursos de WP mas eu quis ser diferente e levar adiante aprendizados que adquiri com o tempo, e é essa experiência que é difícil de encontrar, pois grande parte das pessoas gosta de aprender mas não gosta de compartilhar (egoísmo puro).

      Responder
  • Luis Carlos comentou em

    Excelente curso de WordPress. Vc está de parabéns pela sua didática e iniciativa. Suas vídeo-aulas são nota 10. Estou recomendando a todos e sempre acompanhando. Abraço!

    Responder

Deixe seu comentário