Curso de criação de blogs com WordPress - Aula 02

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Olá pessoal, estamos iniciando mais uma aula do curso de criação de blogs com WordPress, e nesta aula iremos aprender como instalar o nosso blog em localhost usando o EasyPHP. Este procedimento é muito importante pois usando o blog em servidor local o acesso fica mais rápido uma vez que não necessitamos de conexão com a internet para configurar o WordPress.

É importante lembrar ainda que você deverá manter esta cópia do blog em localhost mesmo depois que seu blog estiver publicado on-line a fim de efetuar testes, desenvolver temas ou testar plugins para o mesmo. Assim você pode implementar as mudanças somente depois que as mesmas estiverem 100% funcionais, evitando assim imprevistos ou até mesmo a desconfiguração de seu WordPress.

Além de saber instalar o WordPress, também é muito importante que você saiba como atualizar o mesmo, uma vez que frequentemente são lançadas novas versões com correções de bugs e melhorias relativas a segurança do sistema.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 24 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Artur comentou em

    Ricardo,
    Ao abrir o EasyPHP e clicar para executar o localhost, o meu navegador exibe " Página Web não encontrada "
    O que posso fazer ?
    Obrigado

    Responder
  • sancamps comentou em

    Oi boa noite assisti a aula 01 e fui no site easyphp lá além da versão 14.1 tem plugins e modules baixa também? Gostaria de baixar a mesma versão que vc indicou na aula 1 mas não sei onde procurar no site.pode me ajudar? Será que eu receberei um aviso quando vc me responder essa pergunta ou tenho que vir sempre aqui para ver se vc já postou resposta? Gente leiga é um problema né!! kkk Desculpe mas nunca precisei perguntar e esperar respostas de blogs.
    Novamente quero agradecer pela iniciativa muito boa mesmo!!! Espero que vcs sejam bem sucedidos em tudo, merecem mesmo!!

    Responder
  • sancamps comentou em

    Oi gostaria de saber se vou conseguir entender os vídeos visto que no site easyphp a versão mais atual é 14.1webserver. Obrigada!! vou assistir a segunda aula agora por isso estou perguntando.

    Responder
  • Vítor comentou em

    Ricardo vc sabe mim informar onde coloca os módulos, eu baixei o MySQL Administração: O phpMyAdmin 3.5.2.2 e não sei aonde coloca-lo?

    Responder
  • Antonio Claudio comentou em

    Olá, Ricardo.
    Antes, um elogio ao seu blog e ao seu desprendimento em disponibilizar conhecimento online. Parabéns e obrigado.
    No phpMyAdmin (criar banco de dados) aparece um alerta: "O seu servidor de configuração (root sem senha) que corresponde à conta privilegiada padrão MySQL. O servidor MySQL rodando com esse padrão estará aberto a invasões. Você realmente deveria corrigir este furo de segurança."
    Poderia informar o que significa e como corrigir?
    Grato.

    Responder
  • Gustavo Luiz da Silva comentou em

    Olá Ricardo,

    Eu coloquei meu blog local host hospedade em um servidor
    porém agora quero abrir ele em local host novamente para fazer algumas
    alterações porém ele não abre mais.
    Tem como eu pegar os dados de meu blog atual e passa-lo em local host
    para fazer algumas alterações?
    Para fazer isso tenho que exportar o meu banco de dados do meu servidor
    e colocar no local host?È isso?
    Abraço

    Responder
    • Você precisa migrar o teu blog de online para localhost, os procedimentos para migração estão descritos na aula 11 do curso, porém no seu caso terá que fazer o inverso pois a migração é inversa também.

      Responder
  • Matheus comentou em

    Precisa pagar algum valor para o EasyPHP e WordPress, ou posso fazer tudo isso de maneira gratuita?

    Responder
  • Valeu pessoal, muito obrigado pelos comentários, continuem acompanhando pois tem ótimas aulas chegando aí, com dicas muito importantes para quem quiser fazer um blog de verdade.

    Responder
  • Daniel comentou em

    Otima aula muito boa mesmo espero que tenha + , e espero que as aulas seja de desenvolve portal e não portal com estrutura de blog gostaria que ensinasse a desenvelve um com uma estrutura tipo a sua bunita ;D

    Responder
  • Gostei da vídeo aula.
    Um ponto que acho importante resaltar para o pessoal que esta instalando o banco de dados é que quando eles forem hospedar o site eles devem colocar senha e mudar o usuário padrão deles. E nunca usar da forma que normalmente usamos em servidores locais.

    VALEW

    Responder
  • Michael Correia comentou em

    Muito Bom Ricardo, Bom Sempre Abordar sempre do Comecinho Mesmo, para quem está Iniciando ajuda Muito!

    Um forte Abraço e Até a Próxima.

    Responder

Deixe seu comentário