Curso de criação de blogs com WordPress - Aula 01

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Estamos iniciando um dos cursos mais pedidos e aguardados do nosso blog, o curso de criação de blogs com WordPress. Nesta sequencia de aulas iremos ver em detalhes desde a instalação deste maravilhoso sistema de gestão de conteúdo até a configuração e personalização de diversos itens, e ao final teremos um blog totalmente funcional e personalizado.

O curso é focado na simplicidade e prioriza a utilização de plugins e materiais prontos a fim de que pessoas que não tenham conhecimentos em programação para web também possam acompanhar o curso. Porém em dados momentos será impossível não usar alguns comandos de programação, mas tentarei ser o mais simples possivel.

Este curso vai ser diferente do que você está acostumado a ver em outros blogs e sites, pois além de criar um blog, irei dar dicas importantes que eu aprendi nestes 2 anos de blogosfera, para que você apareça melhor nos mecanismos de pesquisa, para que escreva artigos melhores e atraia mais leitores para seu blog.

Algumas aulas no início tem uma duração menor devido ao assunto abordado não ser muito extenso, porem a média de duração das aulas é de 20 minutos, portando não achem que será um cursinho pobre em conhecimento devido a algumas aulas serem menores.

Espero com este curso atender as expectativas de todos, e espero também que quem estiver acompanhando deixe seu comentário para sabermos como está sendo a experiência de cada um. Ótima aula para todos!

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 47 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Rony comentou em

    Ainda bem que não comprei nenhum curso, já travei logo na 2ª aula por conta do easyphp.
    Não curti muito a explicação. :/

    Responder
  • Renan Aryel comentou em

    Bom dia, utilizo O.S. Lubuntu GNU/Linux, mas não tenho conhecimento nessa área de servidores.
    Sabem se há um bom software em alternativa a esse Easy PHP de windows?

    Responder
  • redman comentou em

    Olá Ricardo,

    Li alguma coisa sobre CMS e diz que o wordpress é mais pra blogs; é possível utilizá-lo em sites também ou devo optar pelo Joomla! ou Drupal?

    Responder
  • giselleas comentou em

    Olá Ricardo

    Sou iniciante nesta área e gostaria de aprender sobre o wordpress.
    Tenho uma dúvida ao entrar no easyphp para baixa-lo qual versão devo baixar?

    A easyphpdevserv ou easyphpwebserv

    Fico no aguardo.

    Obrigada

    Responder
  • Ademir comentou em

    Ricardo,

    Posso desenvolver qualque sistema, ex: um classifico, site de veículos, um site de imovés etc.

    Ademir

    Responder
    • Ademir, WordPress nada mais é do que PHP, logo você pode fazer qualquer site que a sua lógica permitir criar. O limite de um programador é sua própria mente, ou seja, constumo dizer que tudo que você imaginar pode ser feito, lógico que algumas tarefas são mais complexas e exigem mais dedicação e estudo, outras mais simples e fáceis de serem executadas. Se pretende desenvolver utilizando o WP como base, comece a ler a documentação oficial do mesmo, este é o pontapé inicial.

      Responder
  • Alexandre Oliveira comentou em

    Olá Ricardo! Muito obrigado por disponibilizar os seus conhecimentos de WordPress na net. Temos um site evangélico. Era gerenciado por um amigo. Mas recentemente, decidimos nós mesmos - Minha esposa e eu- Cuidarmos do nosso site. No entanto, dispunhamos de poucas informações a respeito. encontramos as suas video aulas pesquisando na net, e está sendo uma bênção. Muito obrigado! Deus lhe abençoe!

    Responder
  • milton comentou em

    Olá Ricardo,

    Suas aulas são de facil entendimento, mesmo para um leigo como eu.

    Gostaria de fazer uma pergunta:

    Trabalho no mercado imobiliário e gostaria de fazer um site de vendas de imóveis, é possivel de fazer em wordpress um site dinamico em que eu pudesse colocar o imóvel com suas caracteristicas, preço e varias fotos e que ao clicar nelas elas ampliariam? ou em php e mysql ? O site tem que ser dinamico, importo as fotos pelo admin, etc, como já exitem .

    desde já agradeço,

    Milton

    Responder
    • Olá Milton, praticamente tudo dá pra fazer em WordPress, lógicamente que necessita um pouco mais de estudo e teste do que somente um curso básico, mas creio que usando nosso curso e um pouco de pensamento lógico você consegue chegar a um resultado bom para seu negócio.

      Responder
  • Anderson Pereira Matos comentou em

    Grato por tudo.

    Vou iniciar o meu projeto atravez deste curso.
    Que Deus possa te abençoar, que sempre possa passar seus conhecimentos para os internaltas.

    Responder
  • Anderson Pereira Matos comentou em

    Boa Tarde!!!

    Ricardo

    Faz algum tempo que te acompanho nas suas videos aulas no blog.
    Te dou meus parabéns pela sua competencia e sua dinamica.
    Fiz um site que peguei o layaut na web e fiz algumas mundanças.
    Gostaria de desenvolver atravez do wordpress devido a sua dinamica e seu gerenciamento.

    Qual as dicas que você me endica?

    Responder
    • Se você deseja fazer em WordPress creio que deva se dedicar a aprender sobre o mesmo. Estude o CMS para entender seu funcionamento e poder fazer seus projetos.

      Responder
  • Jean Santos comentou em

    Olá, muito obrigado pelo Curso, estou iniciando ele e tenho certeza que ira ajudar nas meus projetos.

    Um Abraço.

    Responder
  • Carlos Hagge comentou em

    Olá seguidores do wordpress, saudações.
    Olha a uns 7 meses comecei a desenvolver meu site em joomla, a principio pesquisei muito e a maioria disseram que o joomla era o melhor cms. Acreditei.
    E pus a mão na massa. Então me deparei com alguns problemas como: código bagunçado e confuso; muita lentidão para postar foto em um artigo(pois ele carrega a pasta stories onde encontra-se todas as imagens dos artigos); muita dificuldade em encontrar modulos, plugins, componentes em portugues. Enfim, foi uma decepção trabalhar com ele. Voltei a pesquisar na net e encontrei vários blogs e sites em wordpress. Decidi mudar.
    Bom, agora o meu maior problema, os dois sites que gerencio tem bastante conteudo (noticias), será que tem como importar esse conteudo para um projeto desenvolvido com o wordpress? se alguem souber me diga por favor.
    Muito obrigado aí ao Ricardo Bernardi por disponibilizar seus conhecimentos, compartilhando com outras pessoas.

    Responder
    • Mauro, esse negócio de dar nota é muito complicado, pois não estou aqui para avaliar ninguém, mas sim ajudar e ensinar. Primeiramente quero parabenizá-lo pela iniciativa de estudar e criar seu próprio site, afinal são poucos que tomam a frente e fazem o trabalho.
      Tenho sim uma sugestão pra você, pois creio que ela será fundamental:
      Pelo que entendi seu site é pra ser INSTITUCIONAL, ou seja, site de empresa prestadora de serviço. Pois bem, em site institucional não se coloca publicidade, creio que esta atitude foi precipitada.
      Faça um site institucional bem planejado onde você possa expor seus serviços e produtos e um blog separado para postagens em geral e se quiser publicidade. Separe bem os assuntos, não misture vídeo aulas e dicas com o site da empresa, faça isso apenas no blog.

      Espero ter ajudado com minhas sugestões, abraço.

      Responder
  • Mauro comentou em

    Bom dia Ricardo, precisei de ajuda onde pude contar com nosso amigo Rodolfo, como eu acompanhei as vídeo aulas WordPress perguntei se poderia disponibilizar as vídeos aulas em meu site pois estou reformulando todo o site e blog, assimsendo gostaria de poder disponibilizar as vídeo aulas "WORDPRESS", mas para isso preciso de sua autorização, domingo 06/03/2011.
    Obrigado, aguardo uma resposta.

    Responder
    • Olá Mauro, pode postar sim, desde que seja colocado o nome do autor (Ricardo Bernardi) e um link para o nosso blog que é a fonte original das aulas. Sou totalmente a favor de reproduzir qualquer conteúdo aqui do blog, desde que indicados o nome do autor e um link para o blog.
      Abraço.

      Responder
  • Adriano comentou em

    MUITO BEM PARABÉNS! EXCELENTE VÍDEO AULA VOU INDICAR PRA TODOS OS MEUS AMIGOS RICARDO....REALMENTE TENHO CERTEZA QUE VOU APRENDER COM VOCÊ AQUI DA RBTECH..GRANDE ABRAÇO A TODOS...

    Responder
  • Crystian comentou em

    Eu usava o CMSs Joomla, que é o que dizem ser o mais profissional e o mais conhecido, porém a programação dele é muito bagunçada e confusa, então optei pelo wordpress por ser mais leve, mais bem programado e muito melhor para sites simples, mas que levam um pouco de profissionalismo.

    Responder
  • Gostei da tua proposta. Eu já assisti muitas aulas de wordpress mas sempre é bom assistir porque eu sempre aprendo algo novo. Curto muito sua metodologia de ensino. Uma pergunta
    você estudou PHP onde? Escola, livros, tutoriais, site?
    Um abraço e continue por favor o bom trabalho

    Responder
    • Olá Alessander, na verdade sou autodidata em PHP, tudo que sei foi através de vídeo aulas e tutoriais encontrados internet a fora. Nunca cheguei a comprar ou frequentar um curso de PHP, aprendi tudo meio "no grito" como dizemos aqui no Sul.

      Responder
  • TopNerds comentou em

    O que falta no comentário anterior
    // Mysql settings

    $user = "";
    $password = "";
    $database = "";
    $host = "";

    mysql_connect($host,$user,$password);
    mysql_select_db($database) or die( "Unable to select database");

    Responder
    • Voce precisa preencher os campos com os devidos dados, ficando assim:

      $user = “USUARIO_DO_BANCO_DE_DADOS”;
      $password = “SENHA_DO_USUARIO”;
      $database = “NOME_DO_BANCO_DE_DADOS”;
      $host = “SERVIDOR_DO_BANCO_DE_DADOS”;

      Substitua as informações pelas informações verdadeiras e de acordo com cada campo.

      Responder
  • TopNerds comentou em

    Bom video aula, fico a espera da aula 2!

    Eu estou a tentar fazer um site eu tenho tudo mas não consigo configurar agora a parte técnica da coisa.
    o template e scripts estão disponíveis aqui -» http://hotfile.com/dl/87150087/97f6bd1/FaceMash_Website_Script.zip.html

    Eu consegui arranjar um servidor grátis para hospedar e coloquei os ficheiro necessários no servidor, agora se algum de vocês com experiência na área me poder ajudar com um pequeno filme ou umas dicas sobre como configurar isto "setup your database - look in the file: mysql.php" o ficheiro esta lá, já procurei bastante e não consigo perceber como se configura

    Algum de vocês me pode dar uma dica ?

    Responder
      • TopNerds comentou em

        Se calhar é esse pormenor =/
        Eu só tenho experiência em blogger e sei o básico do código html, agora para este projecto vou precisar de muita ajuda, se algum de vocês leitores deste blog souber como se faz/encontrar algo que me possa ajudar mandem sff ou se tu Ricardo souberes, agradecia bastante a ajuda =D

        Responder
        • Uma leitura que recomendo (só que é em inglês) é o site http://www.w3schools.com pois lá você encontra conteúdo de qualidade e gratuito sobre praticamente todas as linguagens de programação para web, desde HTML até PHP e CSS. Vale a pena dedicar-se e ler algumas páginas deles.

          Responder
      • TopNerds comentou em

        Ah obrigado, vou tentar aprender mais alguma coisa pode ser que ao fim de uma semana a tentar encontre a solução xD

        Entretanto se algum dos leitores encontrar a solução por favor avise!

        Responder
  • Michael comentou em

    Poisé Ricardo, Lembrei de um!

    Aquele que você Ensina a Inserir Thumbnails Nos Posts, Pois eu Sempre Usava Campos Personalizados. Isso Que Você Ensinou Foi uma Mão Na Roda, Pois é So Fazer o Upload da Imagem e Pronto, Já Faz o Corte sem Distorcer.

    Um Forte abraço, e Até o Próximo!

    Responder
  • Michael comentou em

    Muito Bom Ricardo....

    Mesmo eu Já ter tido feito o Curso de WordPress, Vou Sempre Está Aqui, Claro, a gente nunca aprende tudo, posso até mesmo achar um coisa que voce ensine que eu não sabia...

    Um Forte abraço, e que Deus te Abençoe!

    Responder
  • Leonardo comentou em

    Isso aí Ricardo!O WordPress, particularmente, é o melhor gerenciador de CMS; uma plataforma excelente tanto para sites e blogs

    Responder
  • Oseias Costa comentou em

    É isso aii Ricardo...
    Tava esperando mesmo por esse curso..
    Espero poder aproveitar o maximo deste curso...
    Aguardo as proximas aulas...

    Responder

Deixe seu comentário