Curso de controle de versão com Git - Aula 8

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

É pessoal, chegamos ao final de mais um curso aqui no RBtech.

Hoje, pra encerrar nosso curso gratuito de Git para iniciantes, vou mostrar como você pode colaborar com projetos open source hospedados no GitHub. Você vai aprender como funcionam os forks e pull requests e ver na prática como colaborar com um projeto.

Quando iniciei este curso tinha por objetivo ensinar controle de versão de uma forma diferenciada e que realmente despertasse seu interesse pelo assunto, espero ter conseguido alcançar este objetivo. Me despeço assim de mais uma série de vídeos feita com muita dedicação para todos vocês.

Obrigado e nos vemos no próximo curso!

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 11 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Gianluca comentou em

    Olá! Fiz seu curso de Git, me ajudou muito! Gostaria de saber como utilizar o git em meus sites, isso é, na minha hospedagem. No curso aprendi como usar no github, mas no caso de trabalhar direto com a hospedagem de meus clientes, como faço? Se conhecer algum material falando a respeito, pode me mandar?

    Responder
  • ines comentou em

    Ricardo

    Estou querendo usar o GItHub para salvar os meus projetos.
    Preciso que a solucao contemple o seguinte cenario :

    1. Criar um ambiente de Producao, com os programas que estao em producao atualmente. Neste repositorio gostaria de usar tags, para colocar a versao do programa.

    2. Criar um ambiente de Desenvolvimento, onde existiriam as varias versoes do sistema. Vamos supor a seguinte situacao : Eu preciso fazer uma alteracao num sistema que vai demorar uns 10 dias. Outro desenvolvedor da equipe tambem precisa fazer outra alteracao no mesmo sistema. Gostaria que todo final de dia as alteracoes feitas por nos dois fossem salvas no repositorio, mas elas nao podem sobrepor os fontes do sistema que estao neste repositorio de desenvolvimento. Somente depois que as alteracoes forem testadas é que elas serão salvas no repositorio de desenvolvimento com uma nova tag e tambem no repositorio de producao, tambem com uma nova tag.

    Meio confuso né ? Mas é oque fazemos hoje na prática.

    Quero usar o GITHUB (na nuvem) como repositorio dos dados.

    Fico no aguardo
    Obrigada
    Ines

    Tenho o seguinte cenario : Preciso criar um ambiente de Producao com os arquivos que estão em producao hoje, e outro ambiente de Homologacao que vai conter os arquivos que esta sendo utilizados para o desenvolvimento de novas funcionalidades do sistema. Gostaria que ambiente de producao existisse o esquema de tags com o numero da versao que esta em producao. No ambiente de Homologacao,

    Responder
  • Olá! Queria agradecer pelo ensinamento! O curso é super rapido, consegui assistir as aulas e praticar aqui em casa numa tarde! Realmente muito bom, adquiri um conhecimento muito útil. Vou criar um repositório no github para um projeto que estou fazendo na faculdade, vai ajudar bastante. Ah, esse foi meu primeiro contato com o site, gostei bastante. Vou fuçar mais aqui, espero ver outras aulas suas, Ricado. Novamente, obrigado!

    Responder
  • Antes de Tudo gostaria de elogia o trabalho, muito bom mesmo, estão de parabéns, pois qualquer iniciativa em propagar conhecimento deve ser aplaudida de pé.
    Agora minha duvida:
    Tenho um servidor linux que já roda o Git e já faço o controle de versão, da minha maquina local para o servidor, porém, neste mesmo servidor, tenho os arquivos do sistema publicados e funcionando. Atualmente assim que eu homologo o meu branch de testes eu pego os arquivos e publico via ftp, sobrescrevendo os arquivos do servidor e atualizando a aplicação.
    Existe uma forma de eu publicar isso diretamente pelo git, exemplo.: eu tenho um branch chamado teste no servidor, que já foi testado e está homologado, desta forma eu pego os arquivos e atualizo diretamente no diretório onde está instalado o sistema, fazendo isso via git.
    É possível ?
    Desde já agradeço.

    Responder

Deixe seu comentário