Curso de controle de versão com Git - Aula 1

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Sejam bem vindos ao curso gratuito de controle de versão com Git!

Este curso foi planejado para ser diferente do que temos hoje na web, pois a grande maioria ensina Git + Github e simplesmente "vende" essa idéia como sendo a única possibilidade de uso do Git, deixando assim grandes soluções de fora do ensinamento. Eu quero (tentar) fazer algo único, mostrando três ambientes distintos para uso do controle de versão.

No primeiro deles vou apenas ensinar Git para uso local, simulando um desenvolvedor que trabalha sozinho em seu computador. No segundo ambiente vamos criar um cenário colaborativo usando o Github para isso, apresentando assim possibilidades para usar o controle em projetos com várias pessoas trabalhando. No terceiro e último cenário vamos fazer praticamente a mesma coisa, porém em rede local, como se tivéssemos uma equipe trabalhando em um mesmo projeto dentro da empresa.

O que temos pra hoje?

Esta é nossa primeira aula, por isso, vamos começar aprendendo um pouco de teoria, mais especificamente o que é controle de versão, o que é Git e como é seu funcionamento básico. Após essa introdução inicial, vamos aprender onde baixar o Git e como instalar e fazer a configuração inicial dele.

Não espere muita prática nesta aula, mas preste atenção pois os conhecimentos adquiridos aqui serão usados logo em seguida em nossas próximas aulas. O que eu pretendo com este curso é ensinar controle de versão de uma forma que qualquer pessoa ache tudo muito simples (e na verdade é).

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 12 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Rodnei comentou em

    Olá bom dia!!!
    Estou a iniciar a aula três, estou gostando bastante da forma simples que é repassado o curso. Só gostaria de saber se é possível disponibilizá-lo também em
    arquivo pdf.
    Abraço e parabéns.

    Responder
  • Joab comentou em

    Olá, primeiramente gostaria de parabenizar vocês da RBTech, acabei de ver os videos do curso de Controle de Versões com o Git, e achei simplesmente fantástico, onde conseguiu me esclarecer 99% das dúvidas que tinha sobre esse assunto.

    Agora gostaria de sanar esse 1% que me restou de dúvida, e para isso gostaria da ajuda de vocês, se possível.

    Vamos lá, estou usando o wamp para desenvolver meus projetos, e utilizando o git para controlar as alterações no repositório que criei no BitBucket. Até aí está tudo uma maravilha. Porém, eu tenho um ambiente de homologação que está publicado em uma hospedagem na internet.

    A minha dúvida é a seguinte. Há uma forma de atualizar os meus arquivos no ambiente ftp dessa hospedagem automaticamente?
    Configurar um "git pull" servidor está fora de cogitação porque o ambiente é compartilhado.

    Imaginei uma situação onde eu me conectaria no FTP através do Git Bash (como por exemplo, a conexão ssh que é feita com o Putty) e faria de uma determinada pasta do meu ftp o meu repositório local. (desculpe, se estiver falando besteira, imaginei essa situação, mas realmente não sei se é possível)

    No demais, repito, estão de parabéns. Pretendo "sugar" o que for possível de conhecimento aqui da RBTech.

    Abç

    =)

    Responder
  • Cornélio José Wiedemann comentou em

    Sensacional irmão
    vou mostrar pra todos aqui da escola
    sasa, nego drama e o jair
    tao bem loco querendo aprender um pouco sobre o git

    Responder
  • Victor Magalhães Pacheco comentou em

    Muito bom!
    Já assisti diversos cursos na net sobre git, mas com esses cenários que você descreveu acima, vai me agregar muito mais informação.

    Obrigado. vou acompanhar!!!

    Responder
  • Henrique Silvério comentou em

    Boa aula, esse curso será mais uma contribuição valiosa pra comunidade.

    Achei interessante você ressaltar o assunto de que Git não é sinônimo de Github. Já conversei com várias pessoas que acham que Git é a mesma coisa que Github por falta de conhecimento no assunto.

    Abraço.

    Responder
  • Wallace comentou em

    Muito boa, essa aula Ricardo, ótimo conteúdo e bem explicado aguardando as próximas aulas...Até mais.

    Responder

Deixe seu comentário