CRM - O que é e qual sua importância para um freelancer

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

O CRM, sigla para Customer Relationship Management, é um sistema para gerir o relacionamento com os clientes de uma determinada empresa ou profissional. Essa gestão geralmente é baseada em estratégias para integração de processos e tarefas de forma a manter tudo organizado e com foco no público consumidor do produto ou serviço oferecido.

O objetivo principal de usar um CRM é antecipar as necessidades de um cliente em potencial, maximizando assim a capacidade de converter clientes em vendas reais. É justamente essa previsão que possibilita que a empresa prepare o local de trabalho para atender da melhor maneira os possíveis clientes, alavancando suas vendas e em consequência a lucratividade.

Uma das principais maneiras de aplicar o CRM é através de um software ou sistema web, que auxilia a organizar planilhas, valores, custos, informações de produção e mais uma série de itens relevantes na gestão. Uma das metas do sistema CRM é a de fidelizar clientes, oferecendo os produtos que eles necessitam, desejam e pretendem comprar. Como isso acontece? Por meio do estudo de dados desses clientes, que informam sobre as suas preferências e necessidades. Assim sendo, o CRM é aplicado para atender as expectativas do público consumidor por meio da compreensão dos perfis.

De forma ampla, o CRM é baseado em três aspectos, sendo a automação de gestão de marketing, a gestão comercial e a gestão de serviços e produtos os itens mais fundamentais em que esse sistema se baseia. A empresa se alimenta com as informações através de dados, e a partir disso, ela pode trabalhar de acordo com o que o cliente espera. De que forma isso acontece? A partir de cliques, visitas em sites e informações recolhidas por outras empresas, que estão disponíveis e podem ser acessadas em bancos de dados.

Vantagens para um freelancer

Como se trata de um modelo estratégico baseado na gestão de clientes através da interação e informação, o CRM tem a sua aplicabilidade relacionada ao desenvolvimento de sites por aproximar o criador das plataformas dos seus clientes, ou seja, o de aproximar o desenvolvedor com aqueles que realmente necessitam de um site, seja para a sua empresa ou para outros fins. E, dessa forma, para o freelancer passa a ser uma importante ferramenta, já que esse tipo de profissional trabalha por si e não conta com o apoio de uma grande agência de publicidade para popularizar o seu trabalho, por exemplo.

Com o sistema de CRM, o desenvolvedor pode contar com informações sobre os seus potenciais clientes e assim criar métodos de aproximação e vendas, destinando os sites que ele cria diretamente para as pessoas que mais têm chances de comprar. Todo o sistema é baseado em lógica, e dessa forma, têm atraído excelentes resultados. Para o freelancer, sobretudo, é interessante porque se trata de uma opção para conquistar novos clientes e aumentar as suas vendas, já que a grande meta do CRM é justamente a de estreitar o relacionamento entre o profissional e os seus compradores.

Opções disponíveis

Há vários sistemas de CRM disponíveis no mercado, alguns pagos e outros gratuitos. Eu entendo que trata-se de um investimento com alto percentual de retorno quando bem utilizado, e justamente por isso sou da opinião que você deve buscar uma opção já consolidada no mercado e que realmente ofereça recursos úteis para aumentar seu faturamento e lucratividade.

É justamente essa a proposta do CRM Zen, oferecer ferramentas que foram pensadas e desenvolvidas por profissionais freelancers que trabalham e usam o sistema no seu dia a dia. Com ele você nunca mais vai precisar de planilhas e emails para gerir seus clientes, tudo fica mais simples e centralizado.

Com planos a partir de R$ 19,90 por mês, o CRM Zen oferece recursos que vão transformar sua rotina de trabalho em algo muito simples e prazeroso, confira os principais:

  1. Gestão de clientes e leads
  2. Centralização de informações
  3. Compartilhamento de projetos com equipes e clientes
  4. Controle do fluxo de trabalho
  5. Gestão de todo processo de vendas
  6. Discussões e feedback centralizados
  7. Calendário e agenda compartilhados com a equipe
  8. Ampla base de conhecimento com tutoriais e vídeos explicativos

Tá esperando o que pra conhecer o sistema que vai revolucionar sua maneira de trabalhar? Acesse o site do CRM Zen e faça um teste gratuito por 15 dias, garanto que você não vai querer mais usar planilhas para gerenciar seus clientes e vendas.

Post patrocinado

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 1 comentário para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

Deixe seu comentário