Criando Instaladores com InnoSetup - Aula 03

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

E ae galera, esta é a terceira aula da série de criação de instaladores com InnoSetup.

Nesta aula iremos aprender a usar o ISTool para alterar nosso script de instalação e também veremos como trabalhar com tarefas e com arquivos. Veremos como impor condições ao nosso instalador para que determinadas operações somente sejam executadas quando o usuário escolher a opção relativa a ela.

A partir de agora nossos instaladores começam a ganhar um ar mais profissional...

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 12 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Thales comentou em

    Olá , primeiramente parabéns pelas aulas . Gostaria de saber se darias para colocar número de serial para cada máquina para proteger o programa . Obrigado desde já .

    Responder
    • Thales, o curso é básico para inciantes, se quiser fazer processos mais avançados de instalação você precisa estudar a documentação do INNO para entender o que é ou não possível fazer.

      Responder
  • kassane comentou em

    Uma boa alternativa para uso de instaladores customizados, é o Inno Setup Ultra devido ter um pouco + de recursos inclusive "Form Designer", onde vc pode modificar as funções atráves da sua própria form (estilo delphi/lazarus). E por fim lhe ajuda a proteger seu código contra os decompiladores de códigos.

    Responder
  • helysmar comentou em

    ola Ricardo
    parabens pelas aulas eu queria saber se o istool tem um tamanho limite pra compilar.
    estou tentando à dias fazer um instalador dos meus programas e jogos,os outros programas até que foram mais um jogo que eu tenho aqui o nfsmw da;
    line 0
    o arquivo esta sendo usado por outro processo
    sera que é porque o jogo é muito grande pra compilar 2,84 GB
    desde ja agradeço e espero ansiosamente que responda.

    Responder
  • Lucas comentou em

    Muito bom todo conteúdo do site, principalmente vídeo aulas. Ta de parabéns. Mas gostaria de saber se você poderia me ajudar com o seguinte, preciso criar uma instalação condicional. São praticamente todos arquivos em Excel com VBA, juntamente com seus banco de dados em SQL. Só que, queria descobrir um forma de antes do inno instalar ele verificar a versão do office para instalar o arquivo correto em vba, para 64 ou 32 bits. Tem alguma alternativa? Obrigado. Estou divulgando aqui no departamento, galera ta curtindo pra caramba. Abraços!

    Responder
    • Procure orientação para o que você precisa na documentação do inno, o objetivo das aulas era dar um norte, cada um deve agora partir em busca de suas necessidades específicas.

      Responder
  • Kaduh Santos comentou em

    Olá Ricardo, ótimas video aulas. Porém estou com dúvida, dá para criar versões portáteis com InnoSetup?

    Parabéns pelo site.
    Abraços

    Responder
  • Gustavo comentou em

    quando fui compilar deu erro dizendo que o arquivo ja está sendo uzado por outro processe

    porque acontece isso?

    Responder
    • @Gustavo: provavelmente o setup já estava aberto ou tinha ficado em memória, veja se foi tudo encerrado, caso contrário finalize o processo pelo gerenciador de tarefas do windows

      Responder

Deixe seu comentário