Como instalar o Zen Coding no Aptana Studio

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

O Zen Coding é um plugin para IDEs que agiliza a criação de HTML e CSS, de forma que simples abreviações sejam transformadas em páginas inteiras de código fonte, reduzindo drasticamente o tempo de criação das páginas.

Nesta aula eu ensino como instalar e configurar o Zen Coding no Aptana Studio de forma simples e rápida, deixando o mesmo perfeitamente funcional.

Leitura recomendada (documentação do Zen Coding):
Elementos HTML | Seletores HTML | Propriedades CSS

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 14 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • lclavigne comentou em

    Olá Ricardo, primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente conteúdo do site. Tenho aprendido muito com suas video aulas. Tenho uma dúvida, utilizo o Aptana Studio 3 no Ubuntu 12.04 e percebo que não tenho o menu Command e consequentemente não tenho o sub menu Bundle e por conta disso não tenho conseguido aproveitar 100% das video aulas. Pode me dizer se isso é um problema de versão do Aptana para Ubuntu ser diferente do para Windows??

    Muito Obrigado.

    Leonardo Lavigne

    Responder
  • Luciano comentou em

    Caras, apenas uma dica, o Sublime Text 2 é muito bom, além de ser muito leve ele é bem completo, estou migrando do Aptana pra ele, o Apatana esta com uns bugs estranhos no autocomplete, ele duplica letras e aspas, fica uma dica tb para o Ricardo fazer algum vídeo sobre o Sublime Text 2.

    Responder
  • Paulo Rodrigues comentou em

    Ricardo aqui aparece o mesmo problema do colega acima, quando eu clico em auto-config aparece esse error aí:

    "unable to auto-configure the interpreter.new interptreter using the new button"

    Responder
  • Olá parabens mais uma vez pela aula, aqui no meu também não deu certo qunado clico em auto config aparece unable to auto-configure the interpreter.new interptreter using the new button.

    Responder
  • Nelson David comentou em

    Como o Junior Eberhardt disse eu também já tinha instalado o Zen Coding só que ele não funcionava, e o mais incrível é que se encontra vários tutorias e nenhum refere a instalação do Python.

    Parabéns pela dica!!!

    Contínua que vais no bom caminho!

    Responder
  • marcello lima alves ferreira comentou em

    ola amigo o meu não deu certo onde eu coloco os arquivos do ZenCode na pasta do Aptana pois aqui no meu não deu certo eu fiz a aula igual você fez mais não deu certo mesmo.

    Responder
      • marcello lima alves ferreira comentou em

        amigo pois aqui no meu não deu certo fiz tudo de acordo com a aula sua, que pena que não deu certo aqui no meu

        Responder
        • Deve haver algo de errado com sua instalação do Aptana, pois conforme visto na aula nada de "extra" foi necessário. Sugiro que faça testes de compatibilidade com seu Aptana para tentar achar o problema.

          Responder
  • Junior Eberhardt comentou em

    eu já tinha instalado o ZenCode, porem ele não funcionava por falta do Python... obrigado Ricardo por mais esta dica;

    Responder

Deixe seu comentário