Como configurar o WampServer em rede local

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Já ensinamos em outra aula como configurar o WampServer corretamente para desenvolver sistemas e sites em PHP, e hoje você vai aprender a configurar o Wamp para acessar os sites em rede local, centralizando tudo em uma única máquina.

Esse procedimento pode ser usados por exemplo por uma equipe de desenvolvimento a fim de centralizar os projetos, ou até mesmo para montar uma pequena intranet em sua empresa. Acompanhe a aula e bom proveito!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 39 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • elizeu comentou em

    ola amigo bom dia, ja tem tres dias que estou tentando, fiz todas alterações que vc mostrou video mas nao comnsigo acessar do meu celular o que sera que pode ser. aparece msg celular que nao tenho permissão

    Responder
  • António comentou em

    Ola.
    Parabéns foi muito claro.

    mas infelizmente eu não resolvi o meu problema.
    tenho um servidor nas onde criei um disco virtual numa das pastas (Y)
    Instalei lá o wampserver. fiz Y:wamp .
    pelo que me parece não conclui a instalação embora termine.
    se aceder dá o famoso erro : WAMP Server Aestan Tray Menu Error
    fiz pesquisa e encontri isto http://keencodes.com/2014/02/wamp-server-aestan-tray-error/
    vi mais variantes e efectuei como era indicado.
    feiniciei tudo e continua a não dar.
    A questão é esta não consigo mesmo colocar o Wampserver a funcionar noutro disco que não seja o C:
    Já experimentei num ou dois discos externos e num pequeno servidor NAS
    Onde estou a fazer asneira? deve ser tão básico que não vejo....

    Obrigado

    Responder
  • meisson comentou em

    Olá ricardo, Após finalizar toda a instalação de wampserver junto ao woardpress aparece em meu PC esse erro: DNS Lookup for "wordpress" failed. O nome pedido é válido, mas não foram encontrados dados do tipo pedido como posso solucionar isso???

    Responder
  • Igor comentou em

    Olá Ricardo, fiz um procedimento diferente para liberar o acesso ao wamp na intranet de casa(sim, tenho uma intranet em casa),
    No meu wamp, na ultima opção tem "Colocar Online", cliquei lá e o acesso foi liberado em todos os PCs, e a questão do localhost, meus sites continuaram com o mesmo layout sem bugs mesmo sendo acessado em outro PC pelo IP.

    A intranet aqui em casa é utilisada como portal para acessar o servidor onde ficam nossos arquivos, temos cada um seu PC, mas nossos arquivos ficam no server FTP com acesso pela intranet daqui, e no meu Roteador/Modem defini o IP do Server para 192.168.25.2, pois o 192.168.25.1 é o próprio Roteador/Modem!

    Responder
  • Robson Dias comentou em

    Olá Ricardo gostaria de saber como trocar o nome localhost,
    em vez de chamar pelo IP dentro de uma rede local, gostaria de chamar pelo um nome qualquer ?

    Responder
  • Pablo Barbosa Pereira comentou em

    Olá Ricardo, boa tarde. Minha dúvida é o seguinte: na rede em que trabalhamos as máquinas não dão "ping" isso interfere na hora de realizar a configuração ou não tem nada a ver??? Outra coisa, tem como realizar essa configuração utilizando o proxy???? Desde já agradeço e parabenizo pelo excelente, a rede tá cheia de paipiteiros, diferente de você que é bem seguro nas suas falas.

    Responder
  • Luiz comentou em

    Parabéns pelo tutorial, Ricardo!

    Fiz passo-a-passo descrito no vídeo, deu tudo certinho, até o momento de configurar os hosts: não funcionou, o localhost não entra de maneira alguma!

    Meu SO é o Windows 8, acredito que deva ter uma config. diferente. Poderias me ajudar?

    Responder
  • João Paulo comentou em

    Olá.. Se eu redirecionar a porta 80 do meu roteador para o IP da maquina que esta instalado o Wampserver, posso acessar meus sites em PHP externamente ? Funcionaria como um servidor de hospedagem ?

    Obrigado

    Responder
  • Junior comentou em

    Boa tarde,

    Essa Directory seria a pasta de arquivos? por exemplo se eu tenho o o wamp server em uma máquina e a pasta de arquivos em outra é só la que eu tenho de alterar colocando o caminho da rede?.

    Obrigado

    Responder
  • Rogério comentou em

    Tem como explicar como se cria dois dir www.

    Ex.: www -> para meus projetos
    www_clientes -> para os projetos de meus clientes

    Obrigado.

    Responder
  • ana.gomes comentou em

    Boa Tarde Ricardo, estou com problemas no Wamp, pois quando logo com o usuário aluno( usuário do domínio da Escola) ele não aparece os arquivos e nem fica verde, já dei as permissões, desinstalei,instalei de novo e nada resolveu, se puder me dar alguma sugestão.

    Responder
  • ildo zacarias ribeiro junior comentou em

    boa noite!!
    estou com o windows 8 !!!!
    o wampserver só fica laranja!
    o que eu faço pra ele funcionar normalmente!!
    fico muito grato se me ajudarem..

    atenciosamente
    ildo junior

    Responder
  • Patricia comentou em

    Boa Noite,
    Já instalei o wamp no meu computador e parece que funciona bem não dá erro quando ligo o localhost, mas não sei onde colocar a minha pasta com o ficheiro html e css para ter acesso ao wamp. Tinha colocado no disco c, na past wamp, mas não está a funcionar.

    Obrigado.

    Responder
  • Cristian Etchebest comentou em

    Boa tarde Ricardo,
    Estou tentando conectar a internet pelo wampserver, mas não estou conseguindo. Utilizo o wampserver como intranet na empresa onde trabalho e tenho privilégios de administrador e acesso a internet, mas não consigo configurar o wamp para acessar a internet, pode me ajudar??
    Obrigado.

    Responder
      • Cristian Etchebest comentou em

        Ai que esta o detalhe, todos do meu setor tem acesso a internet e eu vou solicitar o bloqueio, mas como tenho uma intranet no setor pretendo dar acesso somente aos conteúdos do portal (Intra). Tenho disponível um servidor windows (WS2008) e o wamp esta instalado nele. Os profissionais da TI da empresa onde trabalho não conhecem o WAMPSERVER e infelizmente não vão me ajudar a resolver esse problema, mas... tudo bem, vou tentar achar outra forma.
        Obrigado Ricardo.

        Responder
  • Bom conseguir fazer tudo apenas na hora de fazer a chamada com localhost ete nao encontra o wampserver apenas com o IP... e ja fiz a alteração no hosts uso o windows 8...

    Responder
  • André comentou em

    Olá Ricardo! Suas aulas são excelentes!!!
    Estou desenvolvendo um sistema que vou rodar ele "intranet", mas eu não quero permitir que todos vejam os arquivos e pastas que tenho na WWW, pois tenho vários. Gostaria apenas de permitir que seja rodado uma pasta (sistema) específico. É possível?

    Abraço,
    André

    Responder
  • Amigo boa tarde,

    Primeiramente parabens pelo otimo tuto. Bom o negosso é o seguinte, to fazendo uma intranet para empresa em que trabalho, segui direitinho o seu tuto, e notei que quando vc tava acessando pelo ip o site não aparecia ficava todo torto certo? Ai vc tinha que acessar pelo localhost. Bom é isso que está acontecendo comigo, a intranet to fazendo pelo wordpress, o pessoal ta conseguindo acessar, so que fica tudo tronxo pois as imagens não está aparecendo, e tentei acessar por localhost mais não funciona nas outras maquinas. Tem alguma ideia do que seja?

    Responder
  • William comentou em

    Caro Ricardo:
    tenho o site http://www.condominioportadosolimovel.com.br, coloquei o script na pasta www do wampserve (windows 7), configurei a conexão com o navicat e banco de dados, usuário root e senha em branco e apresenta esta mensagem (sendo que outro script de portal que tenho roda normal):

    Internal Server Error
    The server encountered an internal error or misconfiguration and was unable to complete your request.

    Please contact the server administrator, admin@localhost and inform them of the time the error occurred, and anything you might have done that may have caused the error.

    More information about this error may be available in the server error log.

    Responder
  • Breno Silva comentou em

    Muito boa a vídeo aula, parabéns. Eu gostaria de ver uma vídeo aula sobre configurar um rede local no Linux, pois estou tento dificuldades. Valeu

    Responder
  • Renato comentou em

    Parabéns pela maravilhosa video aula.
    Ricardo, estava navegando na net e encontrei um link: http://www.devside.net/server/webdeveloper (WampDeveloper Pro).
    vc tem alguma opinião sobre esse programa? difere muito do wamp free (normal)
    vale a pena pagar por ele?
    Agradeço pelas vídeos aulas postadas no site.

    Responder
  • Lucivan comentou em

    Como fazer o Backup do banco existente na pasta do Wamp.?
    Já vi diversos tutoriais pela internet, mas nem um me serviu, tive um problema em meu windows 7 (32bits) consegui acessa os arquivos existentes na partição e copie a pasta do wamp, e formatei a máquina só que agora com o windows 7 (64 bits), tive que instalar o wamp versão 64x, é não estou conseguindo reaver os bancos que tinha no wamp 32x, pois não posso simplesmente substituir a pasta do wamp, por causa das versões.

    Por favor, me ajude se possível...

    Muito obrigado pelo Blog, aprendei muitas coisas com ele!

    Responder
    • Dentro da pasta wamp > bin > mysqlx.x.x > data você encontra todos os bancos de dados que tens atulamente, até onde eu saiba é só copiar os bds para a nova instalação e tudo estará lá.

      Responder
  • walison comentou em

    Ola Ricardo gostei muito da video aula parabens, so to com uma duvida, na hora que voce tirou aquela configuração do comentário voce esqueceu de salvar ou apertou Ctrl+s no seu teclado?

    Responder

Deixe seu comentário