CMS vs Framework - Entenda a diferença

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Muita gente confunde Framework com CMS, por isso fiz esse vídeo pra tentar esclarecer alguns pontos importantes sobre o assunto. Primeiro vou tentar explicar o que é cada um deles para então falar sobre quem (no meu ponto de vista) deve ou pode usar cada um deles.

Dúvidas e sugestões são bem vindas nos comentários. Depois aproveite para ver um comparativo entre o Codeigniter e o Laravel, dois frameworks bem populares entre a comunidade do PHP.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 6 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Sergio comentou em

    RB Tech, Muito boas são as aulas desta empresa, oriento que muitas outras empresas adotem este seu formato claro e limpo de dar uma aula sobre determinado assunto; muitas pessoas tem necessidade de se promover junto com as informações de aulas repassadas , mas desde criança somos acostumados a conseguir diferenciar um conteúdo bom, limpo e claro de pessoas ou professores, que conhecedores da área não conseguem transmitir todo o conteúdo e muito menos ensinar, que é o principal objetivo.

    Responder
  • newttime comentou em

    Bom Ricardo, sempre acompanho seu trabalho, você está de parabéns.
    Tenho uma dúvida que está acabando comigo, iniciei no mundo de desenvolvimento web alguns meses, estou extremamente envolvido e empolgado, pretendo levar como profissão quero sanar todas as minhas dúvidas; minha dúvida é:
    Este site, vc desenvolveu do zero ou usou algum framework? os grandes sites tipo uol, facebook, twitter, globo.com usam framework ou são desenvolvidos do zero. Há alguma dependência em usar um framework, seja ela qual for? Por favor, me fala algumas coisas positivas e negativas em usar frameworks.
    Estou no aguardo, estou empolgado e gostei bastante dos teus cursos.

    Responder

Deixe seu comentário