Aptana Studio - Uma IDE para desenvolvedores web

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Já faz algum tempo que falei aqui sobre o Codelobster, que sem sombra de dúvida é um ótimo editor para PHP e web em geral. Pois bem, hoje apresento-lhes o Aptana Studio, que concorre diretamente com o anterior e veio para roubar mercado com certeza.

Tive a oportunidade de testar ligeiramente o Aptana Studio e posso afirmar que é uma IDE que merece respeito. Com um gerencimento de projetos semelhante às IDEs de programação desktop, facilita a organização de arquivos dentro dos projetos. Possui um auto complete excelente para várias linguagens (jQuery, JavaScript, xHTML, CSS, PHP) e uma tela que mostra os erros na semântica das páginas web em tempo real, indicando inclusive um link para ler mais sobre as regras no W3.org.

Apesar de ser um aplicativo um pouco pesado (à primeira vista), vale a pena dedicar um tempo para testá-lo, afinal de contas estamos falando de um substitudo gratuito para o famoso Dreamweaver.

Baixe o Aptana Studio, teste e deixe sua opinião sobre o mesmo nos comentários, assim todos podemos trocar informações sobre os prós e contras que cada um viu no software.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 9 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Crystian Lima comentou em

    Gostei deste editor pelo seu maravilhoso auto-completar e outra coisa que me chamou bastante a atenção foi que ele permite mudar as cores das sitaxes e até a cor do fundo. Um veradeiro alivio para os olhos, porque ninguém merece ficar hóras e hóras olhando para estes editores com fundo branco!

    Responder
  • paullocezar comentou em

    Muito show este aplicativo, vai ajudar muito a vida dos desenvolvedores.
    Estarei aguardando a video aula desvendando as funcionalidades do Aptana.

    abs

    PC

    Responder
  • Ueder Silva comentou em

    Tem muito pouco tempo que entrei para o grupo da programação e desde então tenho testado muitas IDEs, mas nenhuma delas me agradou tanto quanto a Aptana. Fácil de usar, roda nos principais sistemas operacionais, tem um sistema ftp excelente e um sistema que se configurado corretamente, atualiza seu site à medida que seu projeto é salvo no computador.
    Aproveito para esclarecer ao eltin182 que o Aptana é uma variação da IDE Eclipse.
    Ótimo post Ricardo!
    Abraço

    Responder
  • eltin182 comentou em

    Eu já havia notado isso uma vez que procurava um editor com auto complete para jquery, pois o dreamweaver nao oferece quase nada, nem msg de erro diferente de fechar chaves/parentese ele oferece :/
    Dai tentei o aptana, e achei ele excelente, mas no final acabei ficando com o poderoso Eclipse, q acho q eh da msm produtora, pois o visual dessa IDE eh igual ao do eclipse.
    Mas realmente aptana eh uma excelente IDE. So nao lembro se pegava php.
    Uso o eclipse pq ele junta muita coisa q eu uso. html, css, php, jquery, uso devido aos autocompletes da vida :D
    Mas se o aptana fizer tbm, dai eh show, pois a visualização em tempo real do aptana realmente eh muito show!

    Responder
  • higo lima comentou em

    Boa esse este artigo mais ele tem tudo para barrar o proprio Dreamweaver?
    ou isso vai ser gradativamente?

    Responder
    • O Dreamweaver tem a parte do editor visual, que no meu ponto de vista é para leigos ou inexperientes. O Aptana foca no modo code para desenvolvimento, proporcionando assim mais controle sobre o código fonte gerado.

      Responder

Deixe seu comentário