Analytics somente para visitantes no WordPress

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Todo blogueiro que se preze faz um acompanhamento de seus visitantes (ou deveria fazer), e geralmente é o usado o Google Analytics para isso. O Analytics oferece muitos recursos úteis para fazer um diagnóstico completo das visitas que o blog recebe, ajudando o administrador do mesmo a melhorar diversos pontos a fim de manter os seus leitores (as) mais tempo no site e aumentar assim seus pageviews.

O único porém é que geralmente quem administra o blog também fica acessando o mesmo para visualizar seus posts, fazer testes e ajustar o blog. Mas por padrão o Analytics monitora tudo, ou seja, suas visitas também serão logadas pelo Analytics deixando assim sua estatística com dados que não condizem com a realidade.

O indicado é que o monitoramento seja feito somente para usuários que não estejam logados no site, e para solucionar este problema basta usar o recurso nativo do WordPress que verifica isso. E para usar em seu blog é muito simples, basta adicionar o seguinte código no rodapé do seu blog (no arquivo footer.php):

<?php if (! is_user_logged_in()) { ?>
	<!-- cdigo do Analytics aqui -->
<?php } ?>

Logicamente você precisa colocar o seu código do Analytics no lugar dos comentários no local indicado. Prontinho, a partir de então somente visitantes serão monitorados e quando você estiver logado no painel administrativos de seu blog não irá contar para as estatísticas.

Se você tem um site onde os leitores podem se cadastrar e fazer login para acessar o site, essa dica não se aplica, sendo necessário um número maior de verificações para saber se o usuário é um autor, administrador ou simples visitante por exemplo. O bom é que o WordPress oferece funções para isso, basta procurar na documentação oficial, está tudo lá

Gostou da dica? Deixe um comentário dando sua opinião.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 6 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Cristian Etchebest comentou em

    Bahhh!!! Tu sabe que eu estava com este problema, sempre com os dados distorcidos... agora terei outro resultado :)

    Só valeu Ricardo!!

    Responder
  • Emanoel Dionisio comentou em

    Excelente a dica Ricardo, mas gostaria de saber, será que tem como fazer com o wp-post-views a mesma coisa?

    abraço, e mais uma vez parabéns pelo blog...

    Responder
    • Tem sim, mas você terá que editar o plugin diretamente e achar o local onde ele faz a adição de contagens e fazer a mesma verifcação que usamos neste post. O detalhe é que toda vez que você atualizar o plugin terá que refazer isto pois ele irá apagar as mudanças em caso de atualização.

      Responder

Deixe seu comentário