Só 10% dos alunos podem se tornar desenvolvedores

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Eu não gostaria de escrever sobre isso, mas, infelizmente essa é a realidade. De cada 100 alunos que querem iniciar no mundo do desenvolvimento, menos de 10 são capazes de chegar ao final da primeira etapa (a mais básica de todas).

Agora eu te pergunto: quantos realmente conseguem terminar uma formação completa, se 90% desistem já no início da empreitada?

Ok, pra você não achar que eu estou "de lorota", vejamos alguns números:

aulas logica

Essa imagem mostra o número de visualizações do primeiro e do último vídeo do curso de Lógica de Programação, publicado gratuitamente no canal do RBtech no Youtube. Certo, daí você vai me dizer que foi porque houve uma pausa nas publicações e as aulas ficaram muito distantes uma da outra (cronologicamente falando).

Então veja esse outro exemplo, de um curso que não teve interrupções e foi publicado regularmente em nosso canal:

aulas html

Assim como nesses dois exemplos, você pode conferir outros cursos disponibilizados em nosso canal (e em outros canais) e verá que todos seguem uma proporção muito parecida no que diz respeito a visualizações.

Conclusão

Enquanto você não tiver foco e dedicação, você NUNCA será uma pessoa bem sucedida profissionalmente. E isso não vale só para desenvolvedores!

Quando você decidir estudar algo, vá até o fim, mesmo que no meio do caminho suas prioridades mudem. Quanto mais projetos você abandonar, mais insatisfeito você fica e suas chances de concluir algum projeto vão ficando cada vez menores.

Estamos novamente chegando no final do ano, e eu tenho certeza que no dia 1º de janeiro você vai prometer mundos e fundos (exatamente como fez há um ano) e vai iniciar o novo ano motivado pra caralho (desculpa o termo, me empolguei um pouco). Assim como tenho (quase) certeza que quando chegar dezembro, você vai novamente estar cabisbaixo e desanimado por não ter concluído vários projetos.

Então vamos combinar uma coisa eu e você? Ao invés de definir metas na virada de ano, qual tal começar a colocar em prática imediatamente aquilo que você deseja?

Estudar, viajar, casar, construir... não importa, apenas FAÇA e pare de ficar reclamando da vida!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 14 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Gostaria de uma dica nunca programei nem sabia nada sobre php nem de nada sobre programação sou Biólogo, preciso de uma ferramenta web com eu faço para consseguir consultoria?

    Responder
  • Renato comentou em

    HAHAHAHAHA, inacreditável esse troll do Hugo Lopes.

    Ricardo nem dê atenção a esse idiota, isso que ele falou não faz o menor sentido. Onde já se viu, HAHAHAHAHA.

    As pessoas tem que encontrar motivação por si próprias, nÍnguem vai fazer isso por elas, em que mundo esse idiota do Hugo vive. HAHAHAHAHAHA

    Responder
  • João Roberto comentou em

    Iniciei o curso de redes ti na cisco.
    Estou entendendo nada.
    Também ingles network
    to mais mal que minimo.
    também faço curso de manutenção e suporte no senac.
    ta brabo cheio de matéria acumulada e não entendendo nada.

    Responder
    • Por que você não foca em uma coisa e conclui aquele assunto, após foca em outro e assim por diante?
      Começar um monte de curso não é sinônimo de aprendizado, muito menos de produtividade, foque em um assunto e doe-se a ele até concluir.

      Responder
  • Felipe comentou em

    Ótimo conselho Ricardo! Sem falar que não terminar nada gera ansiedade o que atrapalha mais ainda a pessoa a sair da inércia

    Responder
  • Roberson comentou em

    Congratulations man for this post. I believe that so many people have get started a project, don't matter what and at the end they doesn't get conclude.

    That's it. you said the truth. SOmetimes in the middle of a project I feel so tired, frustrated and this run out with my energy. But, even frustrated I keep going focused studying. I'm doing PostGraduation and I'm an English student.

    Thanks.

    Responder
  • Hugo Lopes comentou em

    Como sempre tu não consegue manter-se quieto e volta e meia publica esses artigos com teor bem baixo e insignificante.
    Se aqui no seu blog tu com os seus leitores falam dessa forma, se for responsável por uma equipe de developers, seus devs sempre estarão desmotivados.
    O fato dos seus alunos não verem o conteúdo restante das suas aulas não é culpa deles e sim tua que não tem a devida capacidade de manter seus alunos motivados, digo-te isso pois realizei alguns cursos com tu, outros no udemy, lá os instrutores brasileiros são poucos que sabem transmitir a mensagem enquanto os americanos são mestres, são envolventes e transmitem a mensagem de forma única sempre motivando os alunos.
    Resumindo, apenas 10% dos seus alunos terminam seus cursos, o problema não será tu? #ficaadica

    Responder
    • Usei dados do meu canal apenas por questões legais, mas o Youtube está disponível para que tu pesquises em outros.
      Bom, faço votos que você seja profissionalmente o oposto de mim e consiga influenciar positivamente pelo menos 90% das pessoas que de alguma forma fazem parte do teu círculo profissional.

      Responder
      • Marco Antonio comentou em

        Boa tarde Ricardo,

        Quero agradecer pelo seu curso de '' .css{}'', foi muito motivador para mim, pude acompanhar e aprender mais sobre o assunto a cada aula dada em seus vídeos, quanto mais assistia mais me interessava e despertava minha curiosidade.
        Quero saber se futuramente você tem planos para continuar com um assunto mais profundo em ''css'', pois realmente suas aulas são muito empolgantes.

        Muito obrigado e mais sucesso em sua carreira profissional.

        Responder
    • bravo comentou em

      Nussa veio, nada a ver... Olha o trampo que o Ricardo tem, olha a quantidade de conteúdo que o cara disponibiliza e de graça! A algum tempo venho acompanhando vários tutoriais, larguei a faculdade de TI, por que , existem pessoas como o Ricardo que divulgam conhecimento muito significativos e de perfeita execução... Só lamento, um comentário como o seu... Para ser programador, tem de se auto motivar... E ainda assim o Ricardo motiva a todos, pois seu conteúdo é extenso e de muita qualidade... Na boa , mas acho que se tem um pouco de invej.... Sucesso Ricardo que Deus continue te iluminando, seu canal com certeza é um dos melhores...

      Responder

Deixe seu comentário